A competição encerrou o calendário nacional absoluto na modalidade

Superando tradicionais clubes da natação brasileira, como o Sesi/SP, que tem nomes de peso como Etiene Medeiros, e o Minas Tênis Clube, do talentoso Henrique Martins, a equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, terminou o Campeonato Brasileiro Sênior/ Troféu Daltely Guimarães em terceiro lugar, com 191,50 pontos. As provas terminaram na manhã deste sábado (26), em Palhoça (SC).

A competição, que encerrou o calendário nacional absoluto e contou com 42 clubes inscritos, deu o título de campeão geral, pelo terceiro ano consecutivo, ao Esporte Clube Pinheiros (487 pontos). Em segundo ficou o Corinthians, com 300,50. Ou seja, as três melhores equipes do Brasileiro 2016 estão no estado de São Paulo.

O gaúcho Grêmio Náutico União fez uma disputa apertada com a Unisanta pela terceira colocação, mas acabou em quarto, com 185 pontos. O Sesi/SP ficou em quinto (90 pontos) e o Minas Tênis Clube, em sexto (88 pontos).

Medalhas do último dia do Brasileiro – No último dia de provas, a equipe da Unisanta começou subindo ao pódio já na primeira disputa da manhã deste sábado (26).

Alessandra Marchioro foi vice-campeã nos 50m livre com a marca de 25s35, numa disputa acirrada pela prata com Lorrane Ferreira, do Minas Tênis, que bateu 5 centésimos depois (25s40) e ficou com o bronze. A campeã foi Etiene Medeiros, do Sesi-SP, com o tempo de 25s03.

No estilo borboleta, prova dos 200m feminino, Patrícia Neumann ficou com o terceiro melhor tempo (2m27s69) e levou o bronze para o time da Unisanta. Manuella Lyrio, do Pinheiros, foi ouro (2m18s19) e Gabriela Albuquerque, do Corinthians, prata (2m19s82).

Revezamento – Fechando sua participação no Brasileiro Sênior, ao lado de outras feras da natação do país, a Unisanta subiu ao segundo lugar do pódio no revezamento 4×100 metros medley masculino.

Os cecilianos Nelson Silva Junior, Henrique Barbosa, Glauber Silva e Matheus Santana completaram a prova em 3m46s15, levando a medalha de prata. Ouro para o Pinheiros, com Fábio Arikawa, Diego Prado, Guilherme Rosolen e Gabriel Silva Santos (3m40s30) e bronze para o Corinthians, que teve Thiago Simon, Arthur Pedroso, Pedro Franca Vieira e Bruno Gurian (3m48s10).

Open – A partir das 18h começam as últimas provas do Torneio Open de Natação, realizado no mesmo local. As competições são as primeiras classificatórias para o Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste e para o Campeonato Mundial Júnior de Indianápolis, ambos da FINA, marcados para 2017.