O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/36º. Troféu José Finkel nem começou a já apresenta uma baixa bastante significativa: a medalhista de bronze nos 200 metros nado borboleta nos XV Jogos Pan-Americanos, Daiane Dias, não irá à Palhoça, Santa Catarina, para a disputa que ocorrerá entre os dias 4 e 9 de setembro. Daiane competiria pela Associação Esportiva e Recreativa Tubarão, do Espírito Santo.

E ao mesmo tempo em que se admite a possibilidade de outras desistências, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), do técnico Márcio Latuf, confirma a presença de 10 de seus atletas pan-americanos. Portanto, terá toda a força, em busca de mais um bom resultado.

Dos nadadores que estiveram no time brasileiro para o Pan Rio 2007, a UNISANTA será representada por Kaio Márcio de Almeida, Felipe Lima, Felipe May Araújo, Luiz Rogério Arapiraca, Leo Guedes, Lílian Cerroni, Ana Marcela Cunha, Larissa Cieslak, Nayara Ribeiro e Michelle Lenhardt, alguns dos destaques entre os 55 atletas santistas relacionados para o José Finkel.

Em contrapartida, outra força da natação brasileira e universitária, a UNAERP de Ribeirão Preto está fora da disputa 2007. “Uma ausência bastante sentida, pelo grande número de bons nadadores e do bom trabalho que o técnico Marcelo Teixeira desenvolve”, destaca o analista Alex Pussieldi, do Blog do Coach, do site Best Swimming, que admite as chances de confirmação de outras desistências.

O Brasileiro Absoluto terá a participação de 56 equipes, sendo que 20 delas são de São Paulo. Depois, aparecem Grande do Sul e Bahia empatados cada um com 5 clubes inscritos. O EC Pinheiros tem a maior representação masculina com 34 atletas, enquanto a UNISANTA tem a maior feminina, com 28 nadadoras. Apenas 10 equipes dos 56 participantes têm os revezamentos masculino e feminino.

A competição será a quarta seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim/2008, após o Mundial de Melbourne, em março; o Troféu Maria Lenk, em maio; e os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em julho.

Após o Finkel, quem quiser ir às Olimpíadas terá novas chances em dezembro deste ano, quando serão disputadas três competições simultâneas em São Paulo/SP – o Torneio Open, o Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães) e o Brasileiro Júnior (Troféu Júlio de Lamare) de Natação – e no ano que vem, com o evento-teste na China, em fevereiro; o Sul-Americano Absoluto, em março; e por fim, o Troféu Maria Lenk, em maio de 2008, os dois últimos no Rio de Janeiro.

NOVO COMPLEXO – O José Finkel marcará a inauguração do Complexo Aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), construído no campus da Grande Florianópolis, em Palhoça.

O Complexo Aquático é uma obra em parceria com o Governo Federal, com recursos da União, Ministério do Esporte, Unisul, e o estado de Santa Catarina. É o empreendimento de maior destaque da universidade. O Complexo já recebeu atletas de várias regiões do Brasil e está se tornando um referencial do esporte em Santa Catarina e no Brasil.

O Complexo Aquático da Unisul possui três piscinas cobertas e aquecidas. Uma olímpica e outra de saltos, dentro dos padrões para eventos internacionais, que permitem a prática e o desenvolvimento da natação, pólo-aquático, saltos ornamentais, nados sincronizados e outras práticas voltadas para a atividade física e saúde.

A piscina olímpica tem 50 metros de comprimento por 25 metros de largura, com 2 metros de profundidade. A piscina de saltos tem 25 metros de comprimento por 15 metros de largura, com 5 metros de profundidade. A piscina fisioterápica possui 12 metros de comprimento por 6 metros de largura, a profundidade varia entre 0,41 metros, 1,05 metros, até 1,50 metros.