A prova tem percurso de 5 km e largada marcada para as 7h10
A cidade de Belém (PA) será palco da 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, neste sábado, 7 de setembro. Três atletas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participam da prova: Victor Colonese, Rodrigo Silveirinha e Catarina Cucatti Ganzeli.
A concentração tem início às 6h na Estação das Docas e a largada do percurso de 5 km está prevista para as 7h10, da Ilha das Onças.
Em Belém serão 56 atletas representando 26 clubes. Na etapa anterior, em agosto, em Brasília, Victor Colonese foi o vice-campeão e, até o momento, ocupa a segunda posição na contagem geral de pontos do Campeonato Brasileiro.

Em julho, Colonese representou o Brasil no Mundial Universitário – Universíades 2013, na Rússia, nos 10 km de Maratonas Aquáticas, prova em que é vice-campeão sul-americano.

Silveirinha está na quinta posição no ranking (categoria júnior) e Catarina ocupa o quarto lugar no geral e o terceiro na categoria júnior.

As últimas etapas da edição de 2013 da competição nacional de maratonas aquáticas acontecem nos dias 28 (10km) e 30 de novembro (5km), em Inema, na Bahia. A penúltima prova valerá como eliminatória para o Sul-Americano.

O Brasil tem crescido nas maratonas aquáticas, que desde agosto deste ano passou a ser mais um esporte no programa dos Jogos Olímpicos e não mais uma das provas na grade de eventos da natação. No último Campeonato Mundial o Brasil sagrou-se campeão da modalidade com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Programação prevista para o evento no dia 7 de setembro:
6h – Concentração e marcação dos atletas nas Docas;
6h30 – Saída da balsa;
7h10 – Largada da Prova na Ilha das Onças ;
9h30 – Encerramento do evento.

RESUMO PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS DA UNISANTA NO BRASILEIRO DE MARATONAS AQUÁTICAS 2013
1ª etapa (5km) RS / 2ª etapa (5km) SC / 3ª etapa (10km) PR / 4ª etapa (5km) ES / 5ª etapa (5km) BA / 6ª etapa (2,5km) DF

RODRIGO SILVEIRINHA
1ª etapa – 11º colocado no geral / 4º Categoria Júnior