Com menos de 20 dias para a realização do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Maria Lenk, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), divulgou nota oficial esclarecendo que o Secretário Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, e o Secretário de Vigilância em Saúde, Dr. Victor Berbara em reunião com o Presidente da entidade, Coaracy Nunes Filho, apresentaram o plano de contingências para o bloqueio ao mosquito transmissor da dengue na competição que serve como última seletiva para a definição da equipe olímpica brasileira.
Segundo a nota, as ações começaram na sexta-feira (18), com o sobrevôo da área por especialistas e mais 50 homens do Corpo de Bombeiros em terra. Nenhum foco foi achado no Parque Aquático e em seu entorno. Segundo informou o Coronel Souza Filho, do Corpo de Bombeiros, esta é uma área que está sendo trabalhada desde o dia 1º de março.
A próxima reunião ocorre no Parque Aquático Maria Lenk, na quinta-feira (24), às 8 horas, mas ficou definido pelo Secretário Sérgio Côrtes que as medidas de bloqueio serão intensas e permanentes durante o período, ou seja, a partir deste sábado (19), até o domingo, dia 11 de maio, data de encerramento das disputas, que têm início no dia 5.
PREOCUPAÇÃO E CONFIANÇA – A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) segue preocupada com a situação no Rio de Janeiro, mas confia no bom senso da direção da CBDA quanto à salvaguarda da integridade física e psicológica dos participantes do Troféu Maria Lenk. A UNISANTA, inclusive, colocou sua piscina à disposição do presidente Coaracy como uma opção para o desenvolvimento do importante evento.