Em um final de semana perfeito, a maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, venceu as duas provas organizadas pela Federação Aquática de Santa Catarina e ainda assegurou mais uma vaga no Mundial de Águas Abertas de Sevilha, na Espanha. Desta vez, na distância de 5 km.
Com o tempo de 1h2m57, Ana Marcela venceu, de ponta a ponta, a Travessia Nacional de Porto Belo, em Santa Catarina, desenvolvida no domingo (24) e válida pelo Brasileiro de Águas Abertas de 2008 e como seletiva para a prova de 5 km do Mundial de maio, na Espanha. A nadadora da UNISANTA, que havia assegurado vaga nos 10 km, como a melhor brasileira na II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, também venceu, no sábado (23), a 16º. Travessia Ilha de Porto Belo/Troféu Jasmine de Natação, nadando a distância de 1,5 km, para 17m55.
Maria da penha, a Pepenha, com 1h03m13 foi a segunda colocada na seletiva, ficando com a segunda vaga para a prova de 5 k no Mundial de Sevilha. Pepenha, que alcançou ainda o segundo lugar na prova de 1,5 km, no s;abado (23), terminou s 5 km, cm a vantagem de um segundo para Pámela Angel.
No masculino, Allan do Carmo, com 57m59, e Luiz Lima, com 58m03, travaram um grande duelo desde a larga e ficaram com as duas vagas masculinas para Sevilha, nos 5 km. Marcelo Romanelli foi o terceiro colocado, com 58m10. Allan e Romanelli serão os representantes brasileiros nos 10 km em Sevilha, enquanto Ana Marcela terá a companhia de Poliana Okimoto, no feminino.

CIRCUITO MUNDIAL – Antes da disputa das provas válidas pelo Mundial de Sevilha – 10 km, no dia 3 de maio, e 5 km, no dia 6 -, Ana Marcela ainda terá pela frente a segunda etapa do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup, a ser realizada dia 15 de março em Dubai, nos Emirados Árabes.
O calendário ainda prevê para o próximo dia 27 de abril a segunda etapa do Brasileiro de Águas Abertas. Trata-se da Maratona Aquática de Brasília, prova de 10 km. Mas, neste caso, a participação de Ana Marcela, bem como dos demais classificados para o Mundial de Sevilha, ainda é incerta.