A previsão de mau tempo durante as provas de 10 km da maratona aquática dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, sábado (14), na Praia de Copacabana, não desperta o temor na nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha. Ao contrário, do que se imagina, a possibilidade de nadar em um mar revolto, em função da frente fria anunciada, só estimula a mais jovem integrante da equipe brasileira.

“Nos treinos preparatórios, incluindo o de terça-feira (10), o mar de Copacabana se mostrou bastante agitado e isso em nada nos prejudicou”, admitiu a atleta, que vive a expectativa de um grande resultado na estréia pan-americana tanto dela como da modalidade. “Vou atrás de uma medalha. Até uma de bronze é bem-vinda”, admite.

Ana Marcela competirá pelo Brasil, ao lado de Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Marcelo Romanelli, já bastante familiarizados com a raia pan-americana, mesmo palco de duas pré-seletivas e uma seletiva de 10 km, além dos treinos de reconhecimento.

Na terça-feira (10), a Horizonte Mar, ganhadora da licitação que escolheu a empresa responsável pela montagem de toda a prova, marcou, com pessoal e material especializado, os locais exatos onde ficarão as bóias que orientarão os atletas nas provas de sábado (14).

As maratonas aquáticas estréiam em Jogos Pan-Americanos e estarão pela primeira vez em Jogos Olímpicos, em Pequim, no próximo ano. Apesar de recente nestas duas competições, a modalidade é antiga e, na verdade, é de onde vem a natação. Pois as competições de natação eram disputadas originalmente no mar ou em lagoas.

A entrada do esporte no calendário olímpico trouxe mais competidores e deu uma vida mais longa a muitos atletas das piscinas, que encerram suas carreiras nas quatro bordas, mas continuam como atletas de alto nível nas provas de maratonas aquáticas.