Em uma prova definida na “batida de mão”, a maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, estreou no Campeonato Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos, com o vice-campeonato na prova de 5 km das disputas de maratonas aquáticas. A competição foi vencida pela chilena Kristel Kobrich, recordista sul-americana das provas de 800 e 1500 metros nado livre.
A também brasileira Maria da Penha Cruz terminou em terceiro, enquanto no masculino, o brasileiro Luiz Lima terminou em primeiro seguido pelo chileno Roberto Peñaillilo (segundo) e pelo brasileiro Carlos Pavão (terceiro). As provas ocorreram na manhã destra sexta-feira (7), na Raia Olímpica da USP, em São Paulo.
O técnico de Ana Marcela, Márcio Latuf, considerou positiva a participação de sua atleta. “Ela nadou toda a distância com muita consistência e segurança, sendo superada apenas na chegada pela chilena, ligeiramente mais rápida na conclusão do ultimo movimento”, destacou o treinador, lembrando que na prova de 10 km, marcada para domingo (9), a partir das 9 horas, a nadadora da UNISANTA deve dar o troco. “É justamente na distância olímpica (10 km) que está o foco principal da Ana”.