Líder do ranking mundial de águas abertas e a mais jovem integrante da delegação brasileira olímpica de esportes aquáticos, Ana Marcela de Jesus Cunha, 16, maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, inicia nesta quarta-feira (6), sua longa jornada rumo aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Ao lado do técnico Márcio Latuf, Ana Marcela embarca, em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo, às 21h40, para o Canadá, de onde seguirá em conexão para Macau, onde já estiveram em processo de adaptação os demais integrantes da equipe nacional, entre os quais Kaio Márcio de Almeida e a técnica Rosane Carneiro, os dois também da UNISANTA.
Ana e Márcio farão aclimatação em Macau, de onde seguirão no dia 17 para Pequim. A maratona aquática olímpica, na distância de 10 km, será realizada no dia 20, contando com a participação da também brasileira Poliana Okimoto.
Ainda nesta quarta-feira (6), pela manhã, entre 9 e 11 horas, Ana Marcela realiza treinos de rotina na piscina da UNISANTA. “Não dá para se dar ao luxo de quebrar a concentração e o foco”, admite a jovem nadadora, confiante em bom resultado nos Jogos.
Ana Marcela chegará em Pequimcredenciada pela liderança do ranking mundial da Federação Internacional de Natação (FINA) e, principalmente, com a vitória na Travessia de Setúbal, em Portugal, no dia 28 de junho, superando a alemã Angela Maurer, campeã do Circuito Mundial de 2007. No Mundial deste ano, em Sevilha, na Espanha, a atleta brasileira foi a 10ª colocada, garantindo a vaga olímpica, a apenas 14 segundos da campeã, a russa Larissa Ilchenko, uma das favoritas na competição olímpica.