Depois do confronto entre brasileiros e portugueses pela Copa do Mundo de Futebol, em gramado africano, chegou a vez de a natação brasileira encarar uma parada dura em Setúbal, Portugal, neste sábado (26), na terceira etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 10 km. Ana Marcela Cunha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, defende a liderança do ranking mundial e busca repetir a vitória de 2008.
Além de Ana Marcela, a UNISANTA tem em Portugal os técnicos Márcio Latuf e Carlos Arapiraca, responsáveis, ao lado de Ricardo Cintra, pela orientação também de Poliana Okimoto, Allan do Carmo, Samuel de Bona e Filipe Alcântara.
Já foram realizadas duas das oito etapas do Circuito Mundial. Por enquanto, Ana Marcela Cunha soma o maior número de pontos no ranking mundial (34), seguida pela alemã Ângela Maurer (30). No masculino, Allan do Carmo, vice-campeão de 2009, está em segundo este ano (28), atrás do sul-africano Chad Ho (36).
O objetivo principal da modalidade em 2010 é o Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, de 15 a 23 de julho, em Roberval, no Canadá. A etapa da Copa do Mundo de Setúbal e o treinamento em altitude que foi feito de 17 de maio a 7 de junho, no centro de treinamento La Loma, na cidade de San Luis de Potosi, no México, a 1.900 metros de altitude são ações conjuntas de preparação visando o Mundial do Canadá.