A nadadora Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, defende a liderança do ranking mundial de águas abertas, neste sábado (27), a partir das 13h45 (horário de Brasília), na disputa da segunda etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas de 10 km, o Fina Marathon Swimming World Cup 2009. A prova está marcada para a baía de Setúbal, Portugal.
Aatleta da UNISANTA – que também se prepara para o 13º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos – terá fortes candidatas pela frente, entre as quais a também brasileira e vice-líder do ranking mundial, Poliana Okimoto.
A recordista sul-americana dos 800 e 1500 metros em piscina, a chilena Kristel Kobrich, é outra das favoritas, ao lado da alemã Ângela Maurer, atual campeã mundial. A prova envolve 14 atletas.
Ana luta ainda pelo bicampeonato na prova. No ano passado, ela venceu 2h06min04, a quatro centésimos da vice-campeã, a alemã Ângela Maurer – vencedora do circuito mundial em 2008 e 4ª colocada nos Jogos de Pequim – e que também confirmou presença este ano em Portugal.
Além de Ana Marcela e Poliana, mais dois brasileiros estão envolvidos nas disputas em Portugal. São eles, Allan do Carmo e Luiz Lima, Ana Marcela lutará pelo Bi na prova portuguesa. Allan do Carmo chegou em sexto em Setúbal/2008. A edição 2009 da Travessia de Setúbal está forte com mais nomes de destaques confirmados, como o alemão Thomas Lurz, bronze em Pequim/2008; e o búlgaro Petar Stoychev, seis vezes campeão do circuito mundial e 6º colocado na maratona aquática olímpica de Pequim.
Em Portugal será distribuída uma premiação de 20 mil dólares, da 1ª a 8ª colocação masculina e feminina. Cada vencedor receberá US$ 2.500. Ana Marcela, com 20 pontos, e Poliana, com 18, lideram o ranking feminino 2009, porque em janeiro formaram uma dobradinha verde-amarela na primeira prova do circuito, a Maratona Aquática Internacional de Santos, Troféu Renata Agondi. As duas foram ‘Top 10’ na estréia da modalidade em Jogos Olímpicos, no ano passado. Na ocasião, Ana ficou em quinto lugar, e Poliana, em sétimo.
O Fina Marathon Swimming World Cup 2009 terá 13 etapas, com a última marcada para 21 de outubro, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. As próximas provas serão em 23 de julho, no Lago St. Jean, no Canadá; em 8 de agosto, em Varna, na Bulgária; em 12 de agosto, no Lago Annecy, na França; e em 29 de agosto, em Copenhagen, na Dinamarca.
Ana Marcela e Allan do Carmo competirão nos 10 Km do Mundial de Roma, enquanto o Luiz Lima competirá nos 5 Km, e a Poliana estará nas duas provas em que foi vice-campeã mundial em 2006. Em Roma ainda estarão Isabelle Longo, também da UNISANTA, nos 5 Km, e Marcelo Romanelli, nos 10 mil metros.