Ana Marcela Cunha, jovem nadadora de 16 anos, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, depois do quinto lugar na estréia das maratonas aquáticas no calendário olímpico, fechou o mais importante Circuito Mundial de Águas Abertas, a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, competição da FINA disputada no percurso olímpico de 10 quilômetros, como terceira melhor do planeta.
A Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 2008 foi disputada por 97 nadadores de 30 nações no masculino; e por 67 atletas de 29 países no feminino..
Após oito etapas disputadas, a nadadora baiana conquistou três medalhas, uma de cada espécie: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Já a outra brasileira melhor classificada foi Poliana Okimoto, 11ª colocada, com uma vitória.
A vencedora do circuito, pelo segundo ano consecutivo, foi a alemã Ângela Maurer, seguida pela campeã mundial e olímpica, a russa Larisa Ilchenko, que quem venceu a última etapa do circuito, em Cancún, no México.
A atleta que conquistou o primeiro ouro olímpico da modalidade, venceu os 10 mil metros mexicano em 2h2min04, o que a fez ultrapassar Ana Marcela na classificação geral. Colada na segunda posição chegou a alemã Ângela (2h02min05), posição que lhe garantiu o título de 2008 e o bicampeonato da competição. A outra alemã, Britta Kamrau, que já venceu o circuito inúmeras vezes, conquistou a medalha de bronze da prova, com o tempo de 2h02min06. Ana veio a seguir, com 2h02min08, na quarta posição.
No masculino, o também olímpico Allan do Carmo garantiu a quinta posição do campeonato, ao chegar em 8º lugar em Cancún, após 1h52min35 de prova. O pódio foi composto por Thomaz Lurz, da Alemanha, 1h52min23; Ivan Lopez, do México, 1h52min24; e Daniil Serebrennikov, da Rússia, 1h52min27. Allan terminou o circuito com uma medalha de bronze. O brasileiro Luiz Lima ficou em 17º lugar na classificação geral.
SEM DESCANSO – Já de regresso ao Brasil, neta terça-feira (14) Ana Marcela sabe que não haverá tempo para descanso. No final de semana, ela terá, em Inema, na Bahia, as etapas decisivas do Circuito Brasileiro, em Inema, na Bahia. valendo inclusive como seletiva para a formação da seleção brasileira juvenil de maratonas aquáticas, com vistas ao Campeonato Sul-Americano de 2009. Na sexta-feira (17), Ana Marcela encara a prova de 5 km, e no domingo (19), a de 10 km
Com apenas 16 anos, Ana Marcela é a única integrante da elite brasileira de águas abertas que tem chances de estar na competição continental. Atletas como Poliana Okimoto, Luiz Lima, Allan do Carmo, Maria da Penha, Victor Simões, podem até nadar a etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Inema na Bahia, mas não fazem parte dos atletas que estão a disputar uma vaga na seleção nacional.
Inema está localizada na Baía de Aratu, uma pequena Enseada na Baía de Todos os Santos a 40 quilômetros de Salvador. O local da prova pertence a Marinha do Brasil e é uma praia fechada que é aberta somente para a realização do evento.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) resolveu que as provas de Inema definiram quatro nadadores brasileiros (2 vagas no feminino e 2 vagas no masculino), para os 5 km, e mais quatro (2 vagas no feminino e 2 vagas no masculino) para os 10 km, a serem disputados no torneio continental.
Tendo participado de duas das três etapas do Circuito Brasileiro, com vitórias em ambas, Ana Marcela, atual bicampeã nacional, ocupa a terceira colocação, com 42 pontos. Maria da Penha lidera com 58, enquanto Pámela Angel está em segundo lugar, com 55. As duas participaram das três etapas desenvolvidas até aqui.