Depois de vencer a primeira etapa do 12º. Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas em dez quilômetros, no Rio Grande do Sul, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e atual campeã nacional de águas abertas, a jovem baiana Ana marcela de Jesus Cunha, tem mais um desafio no Sul do País. Neste domingo (04/03), a partir das 9 horas, ela encara a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas em cinco quilômetros, a ser realizada na Ilha de Porto Belo, em Santa Catarina, a 60 quilômetros da capital Florianópolis.

Trata-se da 1ª. Travessia Nacional Volta a Ilha de Porto Belo, que conta com a presença de grandes nomes do esporte. Além de Ana Marcela, têm presenças confirmadas a vice-campeã mundial de 5 e 10 quilômetros, Poliana Okimoto; a campeã do circuito nacional de 2005, Maria d Penha Cruz, a Pepenha; Glauco Rangel, Carlos Pavão e Fábio Lima, entre outro.

Ana Marcela seguiu para Santa Catarina otimista, mas sabe que precisará nadar muito para alcançar mais um resultado positivo. “Não será fácil, As adversárias são de alta qualidade, mas espero cumprir um bom papel”, avalia a nadadora, que espera voltar do Sul com um presente de aniversário antecipado, já que no próximo dia 23 completará 15 anos.

Este ano, seguindo o exemplo da FINA, a CBDA instituiu dois campeonatos nacionais, cada um realizado numa determinada distância. O Circuito Brasileiro de 10 quilômetros – percurso olímpico – já teve sua primeira etapa, no dia 10 de fevereiro, em São Lourenço/RS, com dupla vitória baiana: Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, dois dos representantes brasileiros no 12º Mundial de Esportes Aquáticos, a partir de 17 de março, em Melbourne, na Austrália.

As próximas etapas dos Circuitos Brasileiros serão em 21 de abril, pelo Campeonato Brasileiro de 5km, com a Travessia de Brasília, e um pouco antes, pelo Brasileiro de 10 quilômetros, com a a 2ª Maratona Pré-Pan-Americana, em 7 de abril, em Copacabana, no trajeto a ser utilizado no Pan Rio-2007.