Com a presença garantida nas provas de 5 e 10 km de maratonas aquáticas, a nadadora olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, quer ratificar vaga para as disputas em piscina também, já que, no momento, seus tempos, nos 200, 400 e 800 metros nado livre a qualificam para disputar o Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos de 2009, na Argentina.
Grande nome do Campeonato Brasileiro Juvenil, no qual a UNISANTA conquistou o bicampeonato nacional, Ana Marcela deverá ir à disputa continental para as provas individuais de 400 e 800 metros, além do revezamento 4×200 metros nado livre, no qual ela deverá ter a companhia de outra nadadora da UNISANTA, Isabelle Longo, que ainda deverá nadar os 200, 400 e 800 metros. Luiz Cremonez, outro jovem valor a equipe santista é outro pré-qualificado.
A definição da seleção brasileira juvenil, que reunirá atletas das duas categorias juvenis (I e II) e ainda juniores I, ocorrerá no Torneio Open, competição que será disputada simultaneamente aos campeonatos nacionais de verão de juniores e seniores, em Palhoça, região Metropolitana de Santa Catarina, no período de 10 a 14 deste mês. As três competições servem de índices para a formação da Seleção Brasileira Principal, para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.
Com a realização simultânea do IV Torneio Open, do XXVIII Campeonato Brasileiro Junior (Troféu Julio De Lamare), e do XVIII Campeonato Brasileiro Sênior Troféu Daltely Guimarães), a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pretende desenvolver uma ação de solidariedade. Para tal, solicita a todas as pessoas envolvidas nas disputas que levem um quilo de alimento não perecível, que será designado a uma organização não governamental reconhecida e oficializada pelo governo catarinense.
PROGRAMAÇÃO – Dia 10 (quarta-feira), às 20 horas, Congresso de Abertura e Técnico no Auditório da Unisul. Dia 11 (quinta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 1ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães. Às 15h30, aquecimento; às 17 horas, cerimônia oficial de abertura; às 17h15, 1ª Etapa do Torneio Open..
Dia 12 (sexta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 2ª Etapa do Torneio Open.
Dia 13 (sábado), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 16h30, 3ª Etapa do Torneio Open.
Dia 14 (domingo), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães e entrega da premiação; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 4ª Etapa do Torneio Open e entrega da premiação.
Durante a cerimônia de premiação, serão entregues os Troféus Correios, referentes aos cinco clubes melhores classificados no Ranking Brasileiro de Clubes de Natação, que a UNISANTA na luta pelas primeiras posições.