Com o mar mexido e o sol forte, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, obteve a sétima colocação na prova de 10km da maratona aquática dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, disputada na manhã deste sábado, dia 14, na Praia de Copacabana.

A americana Chloe Sutton foi a vencedora com o tempo de 2h13m47s6. A outra representante do Brasil, Poliana Okimoto, ficou com a 2º colocação, com 2h13m48s4; e o 3º lugar ficou com a canadense Tanya Hunks, que completou o percurso em 2h13m50s5.

O ritmo forte das atletas foi uma das características da prova. Ana Marcela obteve o tempo de 2h17m12s2 e segundo a atleta, a parada para alimentar a distanciou das demais. “Vinha conseguindo me manter entre as primeiras até que diminuí o ritmo para me hidratar. Todo mundo diminuiu, mas ao voltar elas arrancaram rápido demais e senti que não conseguiria acompanhar”, explicou. A atleta de 15 anos disputou a prova com outras 17 nadadoras.

Para o também atleta de maratonas aquáticas da UNISANTA, Luiz Lima, Ana não tem motivos para desanimar. “O trabalho que foi feito com ela na Universidade Santa Cecília foi fantástico, ela é jovem e tem grandes chances de medalhas nos próximos Jogos Pan-Americanos”, afirmou.

Currículo – A jovem atleta da UNISANTA possui um currículo de vitórias na natação. Ana Marcela é a atual campeã brasileira (Brasileiro de 2006), a mais jovem da história; campeã dos 5km e 10km nos Jogos Desportivos Sul-Americanos (Odesur) em Buenos Aires/Argentina, em 2006; medalha de ouro na Travessia dos Fortes 2006; medalha de bronze na etapa de Belém/PA do Circuito Internacional de Maratonas Aquáticas de 2006 e finalista no 1º Mundial Júnior de Natação no revezamento 4x200m livre (8º lugar), entre outras conquistas.

Maratonas Aquáticas – As maratonas aquáticas estrearam em Jogos Pan-Americanos e estarão pela primeira vez em Jogos Olímpicos, em Pequim, no próximo ano. Apesar de recente nestas duas competições, a modalidade é antiga e, na verdade, é de onde vem a natação. Pois as competições de natação eram disputadas originalmente no mar ou em lagoas.

A entrada do esporte no calendário olímpico trouxe mais competidores e deu uma vida mais longa a muitos atletas das piscinas, que encerram suas carreiras nas quatro bordas, mas continuam como atletas de alto nível nas provas de maratonas aquáticas.