Campeã do mundo de maratonas aquáticas de 10 km em 2010, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, começou 2011 com vitória. No início da tarde deste sábado (8), ela venceu a prova da milha (1.609 metros), desenvolvida dentro da programação do 41º. Annual Fort Lauderdale Rough Water Swim, em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos.

Ana Marcela foi a primeira mulher a completar a distância, entre os nadadores do pelotão principal e a terceira no geral. O vencedor geral foi o venezuelano Ricardo Monastério, enquanto o também atleta da UNISANTA, Israel Murat, foi o segundo melhor no geral.

Nesta prova que marcou a estréia de Ana em disputas determinadas em milhas, todos os participantes nadaram com as iniciais de Francis Crippen (FC) pintadas no braço esquerdo, já que a competição serviu para homenagear o norte-americano morto no ano passado durante a última etapa do Mundial em Dubai.

Com a vitória em Fort Lauderdale, Ana Marcela fecha uma semana de grandes noticiais. Na sexta-feira (7), ela recebeu a informação de que a Federação Internacional de Natação (FINA) a relacionou entre os melhores atletas de 2010 em suas modalidades. Ana foi escolhida como a melhor maratonista aquática do ano que passou.

De acordo com informativo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), os eleitores foram a ‘Família FINA’ – representantes das 202 federações nacionais filiadas à entidade internacional nos cinco continentes, membros do bureau, comitês e comissões – e representantes da mídia presentes nos eventos da FINA.

No início da semana, ela já havia sido agraciada com outro prêmio. Ana Marcela e seu técnico Márcio Latuf foram eleitos os melhores do ano de 2010 em maratonas aquáticas pelo Painel de Especialistas do Troféu Best Swimming, concedido pelo site que leva o mesmo nome.