Líder do ranking da Fina World Cup Marathon Swimming 10 km 2010 (circuito Mundial de Maratonas Aquáticas de 10 km), com 106 pontos, dez a mais que a vice-líder, a alemã Ângela Maurer, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, embarca na madrugada desta segunda-feira (18), para os Emirados Árabes Unidos, onde no próximo dia 23 (sábado), tomará parte da última etapa da temporada, marcada para Sharjad.

Ana Marcela de 18 anos, que este ano faturou também uma medalha de bronze na prova de cinco quilômetros do Campeonato Mundial da modalidade, em julho, no Canadá, vem de uma grande vitória (a segunda no ano), na etapa de Cancun, no México, onde dominou a disputa de ponta a ponta.

A nadadora da equipe santista foi terceira colocada geral do Circuito de 2008, ano em que foi a quinta dos Jogos Olímpicos de Pequim. Em 2009, mesmo não competindo nas duas últimas etapas, ela obteve pontuação suficiente para outra vez ser a terceira geral, mas o regulamento da competição obriga o atleta a participar da última etapa para ser classificado no ranking final.

A veterana alemã, de 35 anos, tem um histórico respeitável e já se tornou um nome lendário na modalidade. Em 2009, ela foi ouro no Mundial de Roma. Campeã do Circuito Mundial de 2008 e só não subiu no pódio olímpico porque perdeu na batida de mão para Cassandra Patten.