Ana Marcela Cunha (Correios), nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, segue invicta na temporada 2009, em provas de águas abertas. Depois de vencer as etapas de abertura dos circuitos Mundial (Santos/SP) e Brasileiro (Vitória/ES), ela chegou a sua terceira vitória no ano, ao terminar em primeiro na 17ª Travessia Ilha de Porto Bello, prova de 1.500 metros, na manhã deste sábado (28), em Porto Bello, Santa Catarina.
A maratonista aquática da equipe santista foi seguida por Poliana Okimoto (Pinheiros) e Isabelle Longo (UNISANTA). No masculino, a vitória foi de Alan do Carmo, seguido por Luiz Lima e Marcelo Romanelli.
Neste domingo (1º.), Ana Marcela, Isabelle Longo e Israel Murat (By Lu/Semes) representam a UNISANTA na III Travessia Nacional Volta à Ilha de Porto Bello, com percurso de 5 km. A largada ocorre no Trapiche dos Pescadores, na Praia Central de Porto Belo.A prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas e coloca em disputa quatro vagas (duas femininas e duas masculinas) para as provas de 5 km do Mundial de Esportes Aquáticos, a ser realizado entre os meses de julho e agosto, em Roma, na Itália.
Ana Marcela Cunha, líder do ranking mundial em 2009, já está classificada para o Mundial, na prova de 10 km, enquanto Isabelle Longo, qualificada para o Sul-Americano Juvenil nos 5 km, quer repetir a dose com relação à disputa romana.