As previsões feitas pelo jornalista norte-americano John Lohn, na conceituada revista Swimming World, em sua edição especial de Jogos Olímpicos, vão praticamente se confirmando. Sete dos oito finalistas dos 200 metros nado borboleta masculino foram relacionados pelo especialista como prováveis protagonistas da luta por medalhas. Entre eles, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Kaio Márcio de Almeida, que chega a sua primeira final olímpica.
Lohn só pecou em não citar o húngaro Laszlo Cseh, que fez o segundo melhor tempo nas eliminatórias (1m54s48) e quarto melhor nas semifinais (1m54s35), sendo o único, além é claro do franco favorito Michael Phelps, a nadar as duas vezes na casa de 1m54. Todos os outro oscilaram entre 1m54 e 1m55.
Phelps nadou para 1m53s70 (novo recorde olímpico), nas duas oportunidades, o que além de curioso revela a extrema regularidade do maior nome da natação mundial.
Takeshi Matsuda (Japão), Nikolay Skvortsov (Rússia), Peng Wu (China), Kaio Márcio de Almeida (Brasil), Moss Burmestre (Nova Zelândia) e Pawel Korzeniowski (Polônia), ao lado do húngaro Cseh têm tudo para fazer uma grande disputa pelas duas medalhas em jogo, lembrando que o ouro de Phelps já é mais que uma realidade inquestionável. O norte-americano, além dos recordes mundial (1m52s09) e olímpico (1m53s70), detém os seis melhores tempos do ano na temporada.
A única aparente surpresa nos 200 metros nado borboleta fica por conta do também norte-americano Gil Stovall, apontado inicialmente como um dos possíveis medalhistas, mas que não foi além do nono tempo (1m55s36), nas semifinais, depois de obter o oitavo tempo nas eliminatórias, com 1m55s42, tempo que também não lhe garantiria qualificação.
MELHORAR – Em uma avaliação de suas chances, Kaio Marcio de Almeida, nadador da UNISANTA, de Santos, sabe que terá que melhorar seu tempo para conseguir uma medalha nos 200 metros borboleta, depois de se classificar para a final nesta terça-feira com a sexta melhor marca. O tempo do brasileiro foi pior do que o registrado nas eliminatórias, na segunda-feira, de 1m54s65. Ele terminou a sua bateria das semifinais em terceiro lugar.
"Nadei pior que nas eliminatórias, mas consegui me classificar. Tenho que melhorar o tempo para brigar por medalha e vamos ver o que acontece", disse. Nas classificatórias para as semifinais, ele disse que caiu na água "sem saber o que estava fazendo, queria me classificar", e nas semifinais ele seguiu a mesma tática. "Foi meio que isso mesmo que eu fiz, eu queria chegar entre os três e vou lutar por uma medalha”, completou.