Uma das mais tradicionais provas em mar aberto do Brasil, a Travessia do Canal a Nado, em sua décima edição, movimenta a Baixada Santista, neste domingo (03/12), a partir das horas 10 horas. Cerca de 320 nadadores de várias idades tomam parte da competição, válida como 9ª. e última etapa do Circuito Metropolitano e terceira do Circuito dos Fortes, que será desenvolvida entre a Praia da Aparecida, em Santos, e a Fortaleza da Barra, em Guarujá.

Dois atletas da UNISANTA e destaques da Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro, têm presença confirmada na prova. Em busca de mais um resultado positivo e dos títulos de campeões gerais individuais, Daniele Ramalho (Semes) e Israel Peressin Murat (By Lu), ambos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) competem.

Na Travessia dos fortes, Israel, tricampeão metropolitano de águas abertas, foi o décimo melhor, com 42m38, enquanto Daniele, campeã paulista de águas abertas em 2004, ficou em 11º. Lugar, com o tempo de 50m41. Os dois ocupam a vice-liderança na classificação geral do atual Circuito Metropolitano, em suas respectivas categorias.

A organização da prova orienta aos nadadores para que estejam n na área de concentração, defronte ao Aquário Municipal, às 8 horas. “Será um domingo de muita atividade na orla, em razão também da realização simultânea de uma competição nacional de triatlo”, destaca o diretor técnico Enio Faria.

“Assim, para se se evite transtornos, pedimos a colaboração de todos, para que não tenhamos atraso, mesmo porque há um tempo determinado pela Capitania dos Portos para realização da prova, já que seu desenvolvimento implica em fechamento do canal de entrada de embarcações ao Porto e atracadouros”, reforça o dirigente.

A X Travessia do Canal a Nado faz parte das festividades da Semana da Marinha de Guerra do Brasil e aniversário de 34 anos de fundação da Sociedade Amigos da Marinha-Santos. Simultaneamente, ocorre a exposição do Arquivo e Memória da Travessia do Canal a Nado, com fotos e documento desde a década de 30, quando as travessias começaram a ser realizadas na região.

Como ocorre na Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro, essa décima edição da Travessia do Canal a Nado terá seu tiro de largada a partir do disparo de um canhão do 2º. Grupo de Artilharia Antiaérea (/2º. GAAE/Forte Itaipu), sediado em Praia Grande. E a Marinha de Guerra do Brasil colocará um helicóptero à disposição de cinegrafistas e fotógrafos credenciados.

Ainda entre os destaques Ricardo Pineyro (Moby Dick), Andréia Barreto Alves (Unique 1), Josmary Lima (Multisports), Ondamar Silva (Multisports), Mario Bello (Multisports), Ronald Monteiro (Internacional/Unilus), José Soares Cunha Neto (Inter/Unilus), Eugenio Carlos Pierotti (Inter/Unilus), Bruno Yamamoto (Circulo Militar de São Paulo) e Wellington Motta (Circulo Militar de São Paulo).

Além das disputas pelos títulos individuais por categoria, a prova tem como grande destaque a luta pelo título por equipes, envolvendo o Clube Internacional de Regatas e a Academia Multisports, que ocupam as primeiras posições na classificação geral. Após, oito etapas, o Inter lidera, com 61 pontos, um a mais que as Multisports.