O Curso de Fisioterapia da Unisanta promove, nesta sexta-feira (25/9), das 16h às 18h, uma mobilização em alusão ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre as distrofias musculares. O encontro será realizado na sala F15 da Universidade e reunirá pacientes, familiares, profissionais da saúde e estudantes.
A iniciativa é realizada em parceria com a Aliança Distrofia Brasil, organização não governamental de atuação nacional em defesa dos direitos das pessoas com distrofias musculares, e a Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (LAFN) da Unisanta.
Mais do que levar informação sobre as doenças, o encontro pretende criar um espaço de convivência e troca entre pacientes e familiares, além de aproximar profissionais e estudantes da realidade vivenciada por quem convive com as distrofias musculares.
Durante a programação, será realizado um ato simbólico com balões da campanha Setembro Verde, recebidos pela organização diretamente da Aliança Distrofia Brasil. A ação busca dar visibilidade à causa e chamar a atenção para uma das principais reivindicações das famílias: o acesso aos tratamentos disponíveis para as distrofias musculares.
O encontro também será um espaço para a troca de experiências e informações entre pacientes, familiares, profissionais da saúde e estudantes, a partir das vivências de quem convive com as distrofias musculares e dos desafios relacionados ao diagnóstico precoce, à acessibilidade, à reabilitação especializada, às tecnologias assistivas, ao acesso a medicamentos de alto custo e às possibilidades de tratamento, incluindo as terapias gênicas desenvolvidas para algumas formas da doença.
Segundo a professora e fisioterapeuta neurofuncional da Unisanta, Vivian Vargas de Moraes Martins, a proposta é aproximar pacientes, familiares, profissionais e futuros profissionais da saúde, fortalecendo a disseminação de informações e a defesa dos direitos das pessoas com distrofias musculares.
Ainda de acordo com a fisioterapeuta, para a distrofia muscular de Duchenne, já existem terapias gênicas autorizadas para uso em determinados contextos nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, porém, o acesso a tratamentos para pacientes que poderiam se beneficiar dessas novas tecnologias ainda é um dos desafios enfrentados pelas famílias.
A mobilização também pretende reforçar a importância de políticas públicas que garantam diagnóstico, acompanhamento multidisciplinar e acesso às terapias indicadas para cada paciente.
Setembro Verde
O Setembro Verde busca ampliar a visibilidade das distrofias musculares e conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelos pacientes e seus familiares. O grupo reúne doenças que provocam fraqueza e degeneração muscular progressivas e que exigem acompanhamento multidisciplinar e cuidados específicos.
Serviço
Evento Setembro Verde – Conscientização sobre Distrofias Musculares
Data: 25 de setembro de 2026 (sexta-feira)
Horário: das 16h às 18h
Local: Sala F15 – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Realização/parceria: Unisanta, Aliança Distrofia Brasil e Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (LAFN)