A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) realiza, nos dias 4 e 5 de novembro, no Bloco E, Rua Cesário Mota, 8, um grande evento que vai reunir os maiores especialistas na área, o UNISANTA/Moda e Gestão . Os temas abrangem todo o universo do setor, desde criação a mercados, consórcios de exportação, fluxo de caixa, estoques, desperdício a empreendedorismo.

A realização é do Curso de Tecnologia em Gestão dos Negócios da Moda e do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O objetivo do seminário é difundir e promover o intercâmbio de informações entre os profissionais a área e de instituições e entidades educacionais e empresariais, em todos os níveis do setor do vestuário. Além de contribuir com o fortalecimento de micro e pequenas empresas do setor do vestuário.

Haverá palestras, workshops, desfiles e exposições com temas ligados à área de gestão, tecnologia e design para a confecção.

Programa
A programação de palestras tem início no dia 4, às 18h45 com o tema Criação , a cargo do estilista Mario Queiroz, na seqüência, às 20 horas, Queiroz organizará um desfile, no Anfiteatro do Bloco E da UNISANTA.

Mercados Regionais – Uma visão da Oferta e Demanda de Artigos Confeccionados no Brasil e no Mundo é o tema da palestra que será ministrada no dia 5, às 18h45, pelo consultor do Instituto de Estudos de Marketing Industrial (IEMI) de pesquisas estatísticas, Marcelo Prado. Às 20 horas, o consultor internacional de marketing de moda, Alexandre Manetti, falará sobre Varejo de Moda. As palestras serão realizadas no Auditório do Bloco E, 4º andar.

Além de palestras também serão ministrados 24 workshops. No dia 4 das 14h às 16h, os temas serão: Planejamentos de Novos Negócios, a cargo do técnico do SEBRAE, Edson da Silva Pereira; Técnicas para Customização de Peças , por Vera Borges (coordenadora do Brechó Chique Mensageiros da Luz), Como evitar reclamações Trabalhistas e Contratos de Trabalhos Alternativos , por Norberto Barbosa e A Importação da Segmentação de Mercado para o Posicionamento de uma Coleção, a cargo de Clarice Ferreira (Watts Consultoria).

Das 14 às 16h e das 16h15 às 18h30 estão programadas as oficinas: Projeto Setorial 2005 – Oficina de Planejamento Participativo , a cargo de Oswaldo Freire (SEBRAE-SP) e de Lourdes Shammas (Incubadora). Paralelamente às apresentações serão realizadas demonstrações do Cad Modelagem e Software de Criação .

Consórcio de Exportação, ministrada por Adécio Virgínio Bezerra da Silva (Praia Brasil Associação dos Exportadores); Gestão da Produção , pelo engenheiro Vagner Quadrante, Desenvolvimento da Prontomoda, pela estilista Joyce Flores (confecção Joyaly) e Panorama do Mercado da Moda Global , a cargo de Clarice Ferreira serão os temas ministrados no dia 04, das 16h15 às 18h30.

No dia 05, das 14h às 16h, serão desenvolvidas as oficinas: Custos na Indústrias de Confecção , por Wan Chi Ming (SENAI-SP); Como Administrar Fluxo de Caixa , pelo consultor financeiro do SEBRAE-SP, Ricardo Curado e Lei das Etiquetas, pela engenheira Maria Adelina Pereira (ABNT).

Das 14 às 16h e das 16h15 às 18h30 os temas são: Projeto Setorial 2005 – Oficina de Planejamento Participativo , a cargo de Oswaldo Freire e de Lourdes Shammas, Tendências de Criatividade e Desenvolvimento de Coleção , pela representante da Pantone Textile , Blanca Liane e Moulage , por Ana Maria Cardoso (SENAI-SP).

Desperdício na Indústria de Confecção é o tema que será ministrado por Wan Chi Ming, das 16h15 às 18h30. No mesmo horário também serão realizados os workshops : Administração de Estoques para a Confecção , por Júlio Tadeu Calippo (SEBRAE-SP); e Empreendedorismo , por Edson da Silva Pereira (SEBRAE-SP).