banner_2013Apenas em 2012, a Unisanta realizou mais de 2 milhões e 700 mil atendimentos em prol da comunidade

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) desenvolve ampla programação em comemoração ao Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em todo o País, em 21 de setembro. Em 2012, a Universidade Santa Cecília foi certificada pela ABMEScom o Selo Instituição Socialmente Responsável, o que atesta o comprometimento da Instituição com a busca de soluções que reduzam problemas sociais e ambientais. A ênfase atribuída à responsabilidade social se materializa no impressionante número de mais de 2 milhões e 700 mil atendimentos em prol da comunidade, totalizando 131.918 horas de dedicação de professores, diretores, coordenadores e funcionários em projetos sociais, apenas em 2012.

As ações têm início com uma caminhada que busca conscientizar a população sobre os efeitos da poluição marinha no estuário santista, além de diversas atividades relacionadas ao meio ambiente. A atividade acontece no sábado, dia 21, na orla da praia, com promoção do Instituto Ecofaxina (formado por alunos e ex-alunos de Biologia Marinha da Unisanta), em parceria com outras instituições.

A concentração terá início às 9 horas, atrás do Aquário Municipal de Santos, na Ponta da Praia, onde entidades ambientais (entre elas o Ecofaxina) e a equipe de educação ambiental do Aquário Municipal estarão em tendas para promover atividades, informar e mobilizar a população através de fotografias, banners, animais marinhos, jogos educacionais e oficina de desenho.

Caminhada por um mar sem lixo – Com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Polícia Militar, os participantes sairão do Aquário Municipal, às 15 horas, pela avenida da praia, em direção ao Parque Roberto Mário Santini (emissário submarino). No local, será realizado um ato simbólico com pessoas utilizando vendas pretas e que irão colocar 365 cruzes pretas de papelão nas areias do José Menino. De acordo com o diretor-presidente do Instituto Ecofaxina e um dos organizadores do evento, William Rodriguez Schetis, esta é a primeira ação do gênero na região. “Não temos informação sobre nenhum outro protesto do tipo na região. Esperamos que pelo menos 200 pessoas participem”, diz.

SIPAT do SESC/Santos – Já no dia 27/9, a Faculdade de Fisioterapia da Unisanta participará da SIPAT do SESC/Santos. Serão realizadas avaliações de pressão arterial, avaliação postural, “quick-massage” e orientação sobre dores crônicas, das 11h às 16h, no SESC, para os colaboradores do clube. Também serão ministradas palestras sobre dores crônicas e problemas posturais aos funcionários, pelo Prof. MSc. Ivan Cheida, diretor da Faculdade de Fisioterapia.

Grande festa para entidades assistenciais – Continuando a programação, no dia 28/9, haverá uma grande festa no Ginásio Poliesportivo da Unisanta, com participação de cerca de 150 crianças de entidades assistenciais da Região. O objetivo é proporcionar a esse público, através de atividades lúdicas e recreativas, um momento especial de lazer e integração. A ação educativa de transformação social será das 9h às 11h30. A organização é de professores e alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp / Unisanta), com o apoio do Departamento de Esportes da Universidade.

As crianças serão recepcionadas pelos alunos da Fefesp/Unisanta, no Ginásio da Universidade, que estará decorado com cama elástica, escorregador, pula-pula, piscina de bolinha, entre outros brinquedos.Também haverá carrinhos e barraquinhas de guloseimas. Além disso, os universitários promoverão uma série de brincadeiras no campo de futebol society e no complexo aquático da Universidade.

Encontro Nacional do Idoso – Nos dias 2, 3 e 4/10, das 13h às 17h, a Unisanta realiza em parceria com a Prefeitura de Santos (Saúde do Adulto e Idoso), o Encontro Nacional do Idoso. Na oportunidade, serão ministradas palestras de interesse dos idosos e cuidadores de idosos, além de atividades como: assistência farmacêutica individual; avaliação nutricional; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; pesagem; avaliação de câncer bucal; estande com videogame sobre quedas. Participam as Faculdade de Odontologia, Farmácia, Educação Física e Fisioterapia da Unisanta.

Atividades Fefesp – Finalizando as ações comemorativas ao Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, a Fefesp /Unisanta realiza três eventos no dia 5/10: a IV Ação Intergeração – Dia Internacional do idoso, em parceria com SESC/Santos, das 8h às 12h, no Clube; o VII Futebol em Ação, em parceria com a SEDUC/Santos, das 7h30 às 11h30, na Unisanta, e o Festival de Futebol Fundação Settaport, em parceria com a SEMES/Santos e Settaport, das 7h30 às 11h30, na praia de Santos.