UNISANTA/FUNDAÇÃO BUNGE

Professores da rede pública, alunos e professores da UNISANTA participam de Seminário sobre
projetos pedagógicos criativos, dias 5 e 6 de julho

Professores da rede pública, alunos e professores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participarão do Seminário ReciCriar – a Pedagogia do Possível -, dias 5 e 6 de julho, na Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 266. A UNISANTA foi escolhida pela Fundação Bunge para o encontro, que objetiva a troca de experiências entre educadores, sobre projetos pedagógicos criativos em salas de aula, da 1ª a 4ª série.
A abertura será dia 5, das 8 às 12 horas, no auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota. As oficinas ocorrerão no Bloco M, 2º andar, na Oswaldo Cruz, das 8 às 12 e das 13h30 às 17h30. Trata-se de um projeto nacional, que atua em escolas públicas de Santos, Esteio (RS), Itajaí (SC), Ourinhos, Cajati e São Paulo (SP).
O Seminário visa discutir dois importantes projetos mantidos pela Fundação Bunge: o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental e o Comunidade Educativa, programa de voluntariado que envolve cerca de 400 funcionários das empresas Bunge e atua em sete escolas públicas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essas escolas atendem a 4.300 crianças e contam com 187 professores.

Experiências de Santos

De Santos, serão apresentadas duas palestras. As professoras Erina Lazzarini, de Educação Física, e Lígia Gomes Pimentel da Silva, de classe regular, apresentarão o projeto Handebol, desenvolvido na 3ª série da EMEF Dr. José Carlos de Azevedo Jr.
Foi realizado um trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e a sala de aula, surgindo daí o Caderno do Saber, no qual foram registrados dados como: medição da quadra, história desse esporte no Brasil e no mundo.
Os alunos fizeram interpretação de textos, pesquisas, estudo de regras, confeccionaram maquetes, desenhos livres e trabalharam com jornal. Visitaram o Museu De Vaney, entrevistaram o técnico da seleção santista de handebol, Uma rua do jardim São Manoel se tornou local da prática da modalidade, agrupando crianças de todas as idades.
O Projeto Rádio Escola, na EMEF Lourdes Ortiz, objetiva elaborar um boletim informativo jornalístico. Os adolescentes são desafiados a produzir vinhetas, propagandas, pautas e boletins. O trabalho é divulgado pelos alunos na rádio da escola.
A Fundação Bunge, atual denominação da Fundação Santista, foi instituída em 1955, com o objetivo de estimular a produção intelectual e incentivar a divulgação e a preservação da memória das Ciências, Letras e Artes do Brasil.

Outros trabalhos

Outras palestras programadas para o Seminário: A Matemática de Brincar numa Visão Interdisciplinar, da profª Cássia Rosana Nascimento, do Rio de Janeiro; De Artista e Aprendiz Cada Um Tem Triz, das professoras Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira, do Distrito Federal, O Jogo como Recurso Pedagógico, da profª Cássia Rosana Nascimento, do Rio de Janeiro

Em 21/06/2004 – Assecom – 32027113 –assecom@unisanta.br