Pesquisador da Unisanta, Renan Braga Ribeiro, participará de Workshop internacional sobre ecossistema

240

No evento, promovido pela organização internacional do Reino Unido, British Council, Renan apresentará estudos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta.

O docente e pesquisador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Renan Braga Ribeiro, foi um dos selecionados para apresentar seus estudos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH/Unisanta) no Workshop Ecosystem-Based Management of Estuaries and Coasts to Support Coastal Adaptation – Gestão baseada em ecossistemas de estuários e costas para apoiar a adaptação costeira –.

O evento é promovido pela British Council, uma organização internacional do Reino Unido, e reunirá 18 pesquisadores do Brasil e 15 do território britânico no Quality Hotel, em Vitória, Espírito Santo. Em sua apresentação, Renan abordará os trabalhos de modelagem numérica opcional, como “Sistema de alerta precoce para ressacas” e o “Sistema de previsão da balneabilidade das praias”.

As despesas, como viagem e acomodação, serão cobertas pelo programa Newton Researcher Links, promovido pelo British Council.

Workshop

O Workshop Ecosystem-Based Management of Estuaries and Coasts to Support Coastal Adaptation reunirá pesquisadores de ciências sociais e naturais para criarem a combinação necessária de conhecimento para construir e compartilhar conhecimentos que apoiem a gestão baseada em ecossistemas (GBE) estuarina e costeira.

O workshop, através de atividades inclusivas, participativas e uma visita de campo, promoverá uma discussão aprofundada sobre como a GBE pode ajudar a reduzir a perda de habitat, a degradação ambiental e o esgotamento dos recursos naturais, permitindo assim, o desenvolvimento social e econômico.

Dentre os assuntos que serão abordados ao longo de quatro dias do evento, estão a identificação de habilidades e conhecimentos necessários para permitir a pesquisa sobre GBE; a disseminação de boas práticas para o desenvolvimento de pesquisa colaborativa (incluindo equidade e diversidade em equipes multiculturais); e compartilhar informações sobre oportunidades de financiamento.

O objetivo do workshop é criar uma colaboração Inter setorial duradoura (pesquisa governamental) e entre o Brasil e o Reino Unido, que facilite o impacto da pesquisa na política e na tomada de decisões para melhorar a saúde ambiental em estuários e costas e economia relacionada.

O evento é oferecido pelo Newton Fund do British Council, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo e está sendo coordenado pela Dra. Luciana Esteves, da Universidade de Bournemouth, Reino Unido e pelo e Dr. Alex Bastos, docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Renan Braga Ribeiro

Doutorando no Programa de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), é pesquisador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH/UNISANTA) e professor assistente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Possui experiência na área de Modelagem Numérica (Hidrodinâmica, Qualidade de Água, Transporte de Sedimentos e Ondas), Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicado à análise de cobertura vegetal e de ambientes costeiros.

Desde 2014 é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, no qual coordena a Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento. Possui mais de dez anos de experiência em consultoria para empresas portuárias, de saneamento e de energia. Coordenou e executou diversos estudos de impactos ambientais, projetos de engenharia costeira, de emissários submarinos, estudos de dragagem, bem como projetos de pesquisa (nacionais e internacionais), envolvendo a aplicação de modelagem numérica e monitoramento ambiental.

É mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2012) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília (2007).