No evento, promovido pela organização internacional do Reino Unido, British Council, Renan apresentará estudos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta.
O docente e pesquisador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Renan Braga Ribeiro, foi um dos selecionados para apresentar seus estudos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH/Unisanta) no Workshop Ecosystem-Based Management of Estuaries and Coasts to Support Coastal Adaptation – Gestão baseada em ecossistemas de estuários e costas para apoiar a adaptação costeira –.
O evento é promovido pela British Council, uma organização internacional do Reino Unido, e reunirá 18 pesquisadores do Brasil e 15 do território britânico no Quality Hotel, em Vitória, Espírito Santo. Em sua apresentação, Renan abordará os trabalhos de modelagem numérica opcional, como “Sistema de alerta precoce para ressacas” e o “Sistema de previsão da balneabilidade das praias”.
As despesas, como viagem e acomodação, serão cobertas pelo programa Newton Researcher Links, promovido pelo British Council.
Workshop
O Workshop Ecosystem-Based Management of Estuaries and Coasts to Support Coastal Adaptation reunirá pesquisadores de ciências sociais e naturais para criarem a combinação necessária de conhecimento para construir e compartilhar conhecimentos que apoiem a gestão baseada em ecossistemas (GBE) estuarina e costeira.
O workshop, através de atividades inclusivas, participativas e uma visita de campo, promoverá uma discussão aprofundada sobre como a GBE pode ajudar a reduzir a perda de habitat, a degradação ambiental e o esgotamento dos recursos naturais, permitindo assim, o desenvolvimento social e econômico.
Dentre os assuntos que serão abordados ao longo de quatro dias do evento, estão a identificação de habilidades e conhecimentos necessários para permitir a pesquisa sobre GBE; a disseminação de boas práticas para o desenvolvimento de pesquisa colaborativa (incluindo equidade e diversidade em equipes multiculturais); e compartilhar informações sobre oportunidades de financiamento.
O objetivo do workshop é criar uma colaboração Inter setorial duradoura (pesquisa governamental) e entre o Brasil e o Reino Unido, que facilite o impacto da pesquisa na política e na tomada de decisões para melhorar a saúde ambiental em estuários e costas e economia relacionada.
O evento é oferecido pelo Newton Fund do British Council, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo e está sendo coordenado pela Dra. Luciana Esteves, da Universidade de Bournemouth, Reino Unido e pelo e Dr. Alex Bastos, docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Renan Braga Ribeiro
Doutorando no Programa de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), é pesquisador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH/UNISANTA) e professor assistente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Possui experiência na área de Modelagem Numérica (Hidrodinâmica, Qualidade de Água, Transporte de Sedimentos e Ondas), Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicado à análise de cobertura vegetal e de ambientes costeiros.
Desde 2014 é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, no qual coordena a Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento. Possui mais de dez anos de experiência em consultoria para empresas portuárias, de saneamento e de energia. Coordenou e executou diversos estudos de impactos ambientais, projetos de engenharia costeira, de emissários submarinos, estudos de dragagem, bem como projetos de pesquisa (nacionais e internacionais), envolvendo a aplicação de modelagem numérica e monitoramento ambiental.
É mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2012) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília (2007).