A palestra Saber Viver, do conferencista Luiz Eduardo Baudakian, portador de deficiência neurológica degenerativa, é um dos destaques da programação do primeiro aniversário do grupo Fisioterapeutas do Sorriso, da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
O evento será realizado nesta quarta-feira, dia 21, às 18h30, no anfiteatro do Bloco E da Instituição, Rua Cesário Mota, 8, 4º andar. A entrada é 1kg de alimento não perecível e as inscrições podem ser feitas na Universidade.
Além da palestra, haverá apresentação do grupo profissional de dança Arte de Viver, da Associação dos Deficientes Físicos de Santos, e do grupo de dança infantil As estrelas, da creche Estrela do Amor, no México 70.

Solidariedade – Criado em agosto do ano passado, o grupo Fisioterapeutas do Sorriso nasceu do desejo de alunos da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA em levar carinho, atenção e amor a crianças e adultos carentes, portadores de deficiência física e mental, além de idosos. O grupo atua voluntariamente em creches e instituições assistenciais, coordenados pela acadêmica Maria de Nazaré Cerejo, do 4º ano.
O trabalho, que iniciou com cerca de 20 estudantes, conta atualmente com mais de 140 alunos cadastrados e abrange os municípios de Santos, São Vicente e Guarujá.
Para a coordenadora, a atividade social desenvolvida pelos Fisioterapeutas do Sorriso concede a bagagem emocional indispensável aos profissionais da Saúde. “Todo o paciente precisa de estímulo para ter vontade de lutar pela vida. Essa motivação só é adquirida quando é tratado com respeito e amor”, afirma Nazaré.
Com muita descontração e brincadeiras, os alunos transmitem alguns conhecimentos específicos da profissão, como orientação postural e exercícios de coordenação motora. Entre as áreas de trabalho estão a Pediatria, Oncologia e a Neurologia.
Já foram atendidos pela equipe a creche Estrela do Amor, no México 70, em São Vicente, o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, e as instituições santistas Casa do Sol, Associação Anjo da Guarda, Universo do Ser, Casa da Esperança, SESC, creches Estrela Guia e Santo Antônio, esta última do Hospital Beneficência Portuguesa.