O Chanceler da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dr. Milton Teixeira, é um dos cidadãos ilustres reverenciados na exposição inédita Cabeças de Santos, promovida pela Pinacoteca Benedicto Calixto. O projeto traz para o museu santista uma novidade no mercado das artes plásticas, a de demonstrar reconhecimento a pessoas vivas. O público poderá conferir a mostra a partir do dia 7 de maio a 6 de junho.
Além do Dr. Milton, o coordenador do Ambulatório de Cirurgia Plástica da Unisanta, Dr. Ewaldo Bolívar de Souza Pinto, também está entre os homenageados. Foram escolhidas 26 personalidades que elevam o nome da cidade de Santos por meio do seu trabalho e de boas práticas. A tarefa de retratá-las ficou a cargo do artista plástico espanhol Luis Garcia. Para compor o elenco dessa exposição de esculturas foram selecionados autoridades, empresários e profissionais que atuam em setores distintos.
Homenageados – Na primeira edição do projeto, além do Dr. Milton Teixeira e do Dr. Ewaldo Bolívar de Souza Pinto, o público verá retratados Alexandre Borges, Armênio Mendes, Diva Alves Kodama, Gilberto Mendes, João Paulo Tavares Papa, Luiz Gonzaga Alca de Sant’Anna, Luís Gustravo Petri, Manoel Lourenço das Neves, Moisés Elias, Ney Latorraca, Omar Laino, Pelé, Regina Clemente Santini, Renata Garcia de Siqueira Viegas, Tanah Correa, Terezinha Calçada Bastos, Vicente Cascione e Ylídia Mansur.
Com este trabalho, Luis Garcia também exalta a memória do ex-deputado estadual Rubens Lara, fundador do PSDB, dirigente da Agem – Agência Metropolitana da Baixada Santista, cidadão que representou a cidade nos principais acontecimentos políticos que marcaram a história do país nas últimas décadas, falecido em março de 2008.
A idéia segue uma tendência atual de modelagem de bustos de pessoas vivas, feitos para imortalizar aqueles que ainda participam do cotidiano de grupos sociais, corporativos ou familiares. Em geral, as peças são confeccionadas em bronze, mármore ou madeira, mas no caso da coleção que será apresentada na Pinacoteca, o escultor optou pela argila, que permite desdobramento posterior em diversos tipos de material.
Coquetel de lançamento – Durante o coquetel de lançamento, que será realizado no salão principal da Pinacoteca Benedicto Calixto, no próximo dia 6 de maio, a partir das 20h, os convidados terão a oportunidade de acompanhar todo o processo de modelagem ao vivo do rosto da jornalista Cristina Guedes.
Solidariedade no museu – Por não ser tarefa primordial da Pinacoteca formar novos acervos, todas as esculturas realizadas para o projeto Cabeças de Santos ficarão disponíveis para venda, por valores a serem estabelecidos pelos interessados. O lucro com a arrecadação será doado pelo artista Luiz Garcia, em partes iguais, para o museu e a entidade A Causa – Associação Comunitária de Auxílio Santista ao Portador de HIV-Aids.
Cabeças de Santos – exposição de esculturas
Data: (Coquetel de lançamento: dia 6 de maio, a partir das 20h)
Evento aberto ao público de 7 de maio a 6 de abril
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto