Para a definição dos seus últimos detalhes, a maior prova em água abertas do ano, a 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi/UNISANTA, realiza neste sábado (30), a partir das 10 horas, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, – responsável pela organização da prova – seu Congresso Técnico, seguido de coletiva de imprensa. A disputa integra o programa de aniversário de Santos
A competição ocorre neste domingo, (31), às 10 horas, como largada para a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2010, circuito internacional disputado no percurso olímpico de 10 km.. A disputa envolve 84 nadadores (44 homens e 40 mulheres) de 19 países na luta pelo Troféu Renata Agondi. O circuito vai até outubro e terá oito fases.
Os 19 países participantes são África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Eslovênia, EUA, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália, México, Rússia, Suíça, Ucrânia e Venezuela.
Paralelamente, ocorrem provas da primeira etapa do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas, promovido pela Associação Aquática. Pelo circuito estadual, serão desenvolvidas, a partir das 8 horas deste domingo (31), as provas de curta (1 km), média (2 km) e longa (4 km) válidas pelo Troféu Apregoa 2010. As inscrições podem ser feitas no local. Para maiores informações sobre as provas, ligue (11) 8244-5963 e fale com o Igor.
Ainda dentro da programação desenvolve-se uma clínica para os árbitros que integram o quadro da FINA. A clínica iniciada na quinta-feira (28) termina neste domingo (31).
A clínica é um primeiro passo visando a capacitação de profissionais que atuam na modalidade, com foco na preparação dos árbitros brasileiros para os Jogos Olímpicos Rio 2016, assim como para outros eventos internacionais que virão a reboque. A palestrante será a australiana Shelley Taylor-Smith, integrante do Comitê Técnico de Maratonas Aquáticas da FINA.