A maior prova em águas abertas do ano, a 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos – UNISANTA/Troféu Renata Agondi, uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, ocorre neste domingo, (31), às 10 horas, abrindo a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2010, circuito internacional disputado no percurso olímpico de 10 km.. A prova tem largada e chegada defronte ao Escolástica Rosa, na Aparecida. O Congresso Técnico foi realizado na manhã deste sábado (30), na UNISANTA.,
A disputa envolve 84 nadadores (44 homens e 40 mulheres) de 19 países na luta pelo Troféu Renata Agondi. Os 19 países participantes são África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Eslovênia, EUA, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália, México, Rússia, Suíça, Ucrânia e Venezuela. O circuito vai até outubro e terá oito fases.
Entre os participantes, destaque para Larissa Ilchenko, da Rússia, campeã olímpica (China 2008) e mundial de 5 e 10 kms; Ângela Maurer, da Alemanha, campeã mundial dos 25 kms, campeã do Circuito Mundial em 2008 e campeã da prova em 2007; Chloe Sutton, dos Estados Unidos, campeã pan-americana (Rio 2007), e Ana Marcela Cunha, da UNISANTA, atual campeã da prova, quinta do mundo nos Jogos Olímpicos da China 2008, campeã brasileira e sul-americana.
No masculino, o favoritismo maior recai sobre o atual campeão da prova, o italiano Simone Ercoli, que terá como maiores adversários o brasileiro Allan do Carmo, vice-campeão do Circuito Mundial em 2009, campeão brasileiro e sul-americano; o russo Vladimir Dyatchin, campeão da prova em 2007, e o grego Spyridon Gianniotis, vice-campeão mundial dos 5 kms.
Serão distribuídos 20 mil dólares entre os oito melhores colocados das categorias feminina e masculina. Este ano, a Copa do Mundo terá oito etapas, com término em 23 de outubro, novamente nos Emirados Árabes.
O evento reverencia a memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas do Brasil em maratonas de todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.
A prova será realizada em um circuito de três voltas, sendo que em cada uma com uma reta de mais de mil metros junto à orla, possibilitando à torcida acompanhar os atletas, que nadarão em um quadrilátero, com a primeira reta de 1.115 metros, a 70 ou 80 metros da faixa de areia, indo até em frente à Igreja Santo Antonio do Embaré. O segundo trecho em direção ao oceano terá 550m, a reta oposta mais 990m e a quarta parte, sentido praia, com 650m.
Paralelamente, a partir das 8 horas, ocorrem provas da primeira etapa do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas, promovido pela Associação Aquática. Pelo circuito estadual, serão desenvolvidas, a partir das 8 horas deste domingo (31), as provas de curta (1 km), média (2 km) e longa (4 km) válidas pelo Troféu Apregoa 2010.
Ainda dentro da programação desenvolve-se uma clínica para os árbitros que integram o quadro da FINA. A clínica iniciada na quinta-feira (28) termina neste domingo (31).
A clínica é um primeiro passo visando a capacitação de profissionais que atuam na modalidade, com foco na preparação dos árbitros brasileiros para os Jogos Olímpicos Rio 2016, assim como para outros eventos internacionais que virão a reboque. A palestrante é a australiana Shelley Taylor-Smith, integrante do Comitê Técnico de Maratonas Aquáticas da FINA.