Em razão do mês de Conscientização contra as Queimaduras, que acontece em junho, e do Dia de Luta contra as Queimaduras, que acontece no dia 6 de junho, as ligas acadêmicas de Fisioterapia Cardiorrespiratória (LAFC) e de Fisioterapia Neurofuncional Adulto (LAFN) da Universidade Santa Cecília, juntamente com o Diretório Acadêmico Eugenio Lopes Sanches, estão promovendo a 1ª Jornada sobre Queimaduras da Unisanta, que acontece de forma on-line no dia 28 de maio, às 14h.

“O fisioterapeuta está habilitado a atender o paciente com queimaduras. Essa intervenção já começa desde o primeiro atendimento que esse paciente vai buscar no hospital. Então, a gente trata o paciente queimado já desde o hospital, do primeiro atendimento, na UTI, caso necessário, na enfermaria, e depois segue em tratamento ambulatorial dentro da especialidade da fisioterapia dermatofuncional, que é a parte da fisioterapia que vai fazer assistência a qualquer paciente que tenha alteração do sistema tegumentar, ou seja, da pele. Não só o paciente queimado, mas o atendimento inclui os pacientes que sofreram queimaduras.”, explicou Maria Claudia Nehme Passos, supervisora de estágio em enfermaria geral da Unisanta e idealizadora da Jornada.

Com uma programação cheia, o evento será aberto ao público e gratuito. No entanto, é necessária uma inscrição prévia para participar, que pode ser feita através deste link até o dia do evento.

Confira a programação completa:

14h – Abertura do evento

14h10 – Palestra “Queimaduras – 1º atendimento do paciente e tratamento cirúrgico”, com Mônica Sarto Piccolo

15h – Palestra “Protocolo de atendimento do bombeiro em pacientes queimados”, com Valderci Pereira Nery

15h25 – Palestra “Prevenção de Queimadura”, com Marilia Baeninger

15h50 – Palestra “Projeto Thez: da camuflagem à autoestima”, com Rosa Irlene Serafim

16h15 – Palestra “Cultura de células em queimadura”, com Danielle Tafner

16h40 – Palestra “Núcleo de proteção aos queimados – ONG”, com Ricardo Daher

17h05 – Palestra “Fisioterapia no paciente queimado”, com Fernanda Varkala Lanuez

17h30 – Encerramento

Evento no colégio – Além do evento on-line, os alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Santa Cecília irão participar de palestras sobre Queimaduras, no dia 7 de junho, em que será explicado como prevenir acidentes que levem a esse tipo de machucado. A realização desta programação está sendo realizada em parceria com a Unifesp. A coordenação está a cargo do Prof. Dr. Alfredo Gragnani.

“O trauma da queimadura é um dos traumas mais complexos, críticos, que modificam radicalmente a qualidade de vida da vítima, no aspecto físico, psicológico, social e de subsistência, envolvendo frequentemente a população com maior risco de acidentes. Por outro lado, as queimaduras são acidentes que podem ser prevenidos, e muitos dos acidentes banais que ocorrem podem e devem ser prevenidos, e as crianças, tendo essas informações, serão mensageiras dentro de suas casas para que essa prevenção se expanda e todos passem a conhecer maneiras mais seguras de viver”, explicou Gragnani.