Universidade de Tel Aviv, ministrará a palestra A Velhice e a Contemporaneidade , na 1ª Semana do Idoso , que a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) promove de 4 a 6 de outubro. Pondé falará no próximo dia 4, às 20h30, quando haverá o lançamento do primeiro curso de graduação da Baixada Santista de Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social , que já está sendo oferecido pela UNISANTA nesse vestibular.

Currículo internacional – Professor-pesquisador das Universidades de Marburg (Alemanha) e Caen (França), o doutor Pondé ministra aulas na pós-graduação em Ciências da Religião e integra o departamento de Teologia da PUC-SP. É autor, entre outros títulos, de O Homem Insuficiente, Crítica e Profecia – , filosofia da religião em Dostoeivski, e Conhecimento na Desgraça – ensaio de epistemologia pascaliana.

A programação da I Semana do Idoso na UNISANTA contará ainda com Oficina de Memória, Oficina Corpo e Cultura , Oficina Inclusão Social , além das palestras Envelhecimento e Interdisciplinaridade; e Aspectos Éticos do Envelhecimento. A coordenação é do fisioterapeuta e mestre em Gerontologia, Carlos Alberto Moraes.

Sobre o novo curso – Com duração de dois anos, no período noturno, o novo curso de graduação de Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social, da UNISANTA, irá estudar o processo do envelhecimento em todos os aspectos: social, cultural, psicológico, físico e a velhice em si.

Entre as disciplinas estão Aspectos Introdutórios à Gerontologia; Psicologia Aplicada à Gerontologia; Aspectos Socioeconômicos do Envelhecimento; Atividade Física para o Idoso; Lazer e Turismo; Direito do Idoso e Legislação Social; Nutrição, Dietética e Envelhecimento; Gerontologia e Inclusão Social; Pedagogia do Envelhecimento; Família, Cuidadores e Envelhecimento; Planejamento e Gestão de Programas Sociais; Corpo, Sexualidade e Envelhecimento; Aspectos Médicos do Envelhecimento.

De acordo com o fisioterapeuta e mestre em Gerontologia, Carlos Alberto Moraes, “o curso irá preparar o aluno para desmistificar o envelhecimento, analisar e traçar estratégias de intervenção em todas as áreas que lidem com idosos, proporcionando melhor qualidade de vida à terceira idade”.

Moraes explica que o público-alvo abrange tanto aqueles que terminaram o Ensino Médio como os profissionais graduados nas mais diversas áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Serviço Social, Turismo, Nutrição, Direito, Educação Física, entre outras, e que desejam ou já trabalham com a terceira idade.

Campo de atuação – O tecnólogo em Gerontologia e Desenvolvimento Social poderá atuar em todas áreas que lidem com idosos: casas de longa permanência, programas de prevenção e inclusão social, programas de desenvolvimento social da rede privada, conveniada ou pública, hospitais, prefeituras, órgãos representativos de classe, Ongs, nas áreas de publicidade e marketing, no Direito, no Turismo e desenvolver projetos acadêmicos em escolas e universidades, entre outras.