Dia de Santa Cecília será comemorado na sexta-feira (22/11)

151

No próximo dia 22/11 (sexta-feira), será comemorado o Dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos. Nesse dia, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, do Colégio Santa Cecília, farão homenagem à Santa, às 12h50, no Ginásio Laerte Gonçalves.

Em louvor à Santa Cecília, será rezada uma missa no mesmo dia, às 11h, na Capela Ecumênica Santa Cecília.

Santa Cecília, a padroeira dos músicos

Segundo a tradição religiosa, Cecília havia feito voto de castidade quando o pai a casou com Valeriano. Na noite de núpcias, Cecília contou ao marido que a sua alma bem como seu corpo estavam consagrados a Deus. O homem não aceitou as explicações da esposa, até que a Santa ajoelhou-se, com os olhos levantados para o céu e, orando, entrou em êxtase: seu rosto transfigurou-se e uma luz sobrenatural a envolveu, conforme a Igreja Católica. Diante deste espetáculo, Valeriano se converteu ao Cristianismo.

Cecília e sua família foram presas e mortas por serem cristãs. Ela foi condenada à morte por asfixia, em uma câmara de banho turco totalmente fechada. Ao ser colocada na câmara, começou a cantar incessantemente músicas de louvor a Deus. Passadas várias horas, Cecília não morreu e continuou a cantar, conforme crença da Igreja Católica. Ordenaram que a jovem fosse degolada, mas, inexplicavelmente, o soldado não conseguiu cortar sua cabeça. Só passados três dias, exalou o último suspiro devido aos ferimentos no pescoço.  Pouco antes de sua morte, que ocorreu no dia 15 de setembro de 232 d.C, Cecília pediu ao Papa Urbano que transformasse sua casa em um templo de orações e que todos os seus bens fossem doados aos pobres.

Por esses motivos e pelo dom de ouvir músicas vindas do céu, a santa foi consagrada como padroeira dos músicos.

 

 

Compartilhar
Matéria anteriorDia da Consciência Negra
Próxima matériaNota de falecimento