O biólogo marinho e curador do Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília (AZUSC), Matheus Marcos Rotundo, participará da IV Semana do Pescador, no dia 30 de junho. Ele fará uma palestra com o tema: “A ciência pesqueira e o conhecimento do pescador”. Rotundo falará dos saberes empíricos criados por pescadores industriais no transcorrer de seus duros anos de vida no mar.

Rotundo é Coordenador do Laboratório de Pesquisas Biológicas da Unisanta, atuando na área de ictiologia estuarina e marinha, e Coordenador do Projeto Pró-pesca, pescando conhecimento, que visa a troca de informações entre pesquisadores e pescadores das diversas modalidades de pesca que ocorrem no Estado de São Paulo, desde 2000.

O convite para a palestra “A ciência pesqueira e o conhecimento do pescador” pela direção do Museu de Pesca, busca esclarecer dúvidas sobre a pesca industrial em suas diversas modalidades, assim como desmistificá-las, pois são consideradas altamente predatórias quando comparadas à pesca artesanal e a pesca esportiva. Demonstrará ainda a importância socioeconômica e ambiental dos pescadores industriais através de suas atividades profissionais e de seus conhecimentos empíricos sobre o mar e a pesca.

“É um assunto polêmico, pouco discutido, porém muito necessário quando buscamos uma gestão pesqueira adequada e democrática que vise à sustentabilidade dos recursos pesqueiros”, conta. Segundo Rotundo, suas experiências podem incentivar pescadores e pesquisadores a buscarem um caminho comum, através do respeito e do diálogo, parte fundamental para a mudança de posturas incorretas existentes no momento.

O evento ocorre nesta quinta-feira, 30 de junho, no auditório do Museu de Pesca, às 10h30 e às 15h. “O que sei foi a vida e os companheiros que ensinaram. Coisas que não se aprende na escola. Coisas de sal, no mar e no suor.”, diz o convite.