No próximo dia 4 de outubro, alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) representam a Baixada Santista na IX Competição SAE Brasil de AeroDesign 2007, que será realizada no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos. O evento tem duração de quatro dias e reunirá 73 equipes de estudantes de Engenharia de universidades públicas e particulares do país e do exterior.
Depois de conquistar em 2006 o 5º lugar na categoria Open Class “Classe Aberta”, os alunos da UNISANTA, este ano representados pela equipe Oráculo, voltam a competir na mesma categoria junto a outras instituições como ITA, UFMG, FEI, USP, UNESP, UFRN e UFPE. “As expectativas são grandes. Nosso avião já foi testado eem todos os aspectos se comportoumuito bem. E este ano esperamos pegar um lugar no pódio, ou seja, ficar entre os três primeiros”, analisa o capitão da equipe, Luiz Stabille de Andrade.
No ano passado, eles perderam o segundo lugar na prova, porque o trem de pouso não suportou o peso máximo durante a aterrissagem. Já este ano, a equipe está otimista, pois seempenhouem umnovo projetoelaborado com base em conceitos adquiridos nas competições anteriores e, segundo o capitão, os testes com o novo avião deram um resultadomuitosatisfatório.
Diferente do aeromodelo SU2, do ano passado, a equipe acredita que pode surpreender com o avião que eles apelidaram de Peixe Voador. Ele possui 4 metros de envergadura de asa (comprimento da asa) e 1,80 metros do comprimento da hélice até a cauda do avião, com um peso de 6,3 quilos e um motor OS MAX SZ – H 0,91, que significa 0,91 HP.
“Enfrentaremos fortes adversários como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica e a USP, porém não nos intimidamos e vamos competir de igualpara igual. Temos estratégias traçadas para surpreender as demais equipes e concentraremos nossas forças nas baterias de vôos. Temos uma base de equipe formada dequatro anos”, explica Stabille.
A equipe da UNISANTA é composta por dez alunos de Engenharia. O capitão Stabille, que faz pós-graduação nesta área na Universidade, comanda o projeto há quatro anos consecutivos ao lado do professor e coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Carlos Alberto Moino. “Tenho certeza que este ano será a melhor edição já realizada pela UNISANTA”, finaliza
Objetivo – O evento é uma oportunidade para estudantes universitários e de pós-graduação desenvolverem um projeto aeronáutico em toda suas etapas, desde a concepção, passando pelo detalhamento do projeto, construção e testes, até a prova final que é o vôo. Além disso, todos os participantes recebem um certificado, qualificando e enriquecendo o currículo profissional.
O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, que tem o apoio institucional do Ministério da Educação, e o principal objetivo é propiciar o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de todo o Brasil e também de outros países.
Etapas – A competição é dividida em projeto e vôo. A mais importante é o relatório, que corresponde a 80% da pontuação, em seguida a apresentação oral, que representa 20%.
Por último, é avaliado o processo do vôo, que apresenta 20% da pontuação. Este é momento de colocar, na prática, o trabalho desenvolvido e tudo que foi apresentado aos jurados. A aeronave deve fazer a decolagem, usando no máximo 61 metros da pista. No ar, é necessário que ela faça pelo menos uma volta de 360º, carregando uma carga de, no mínimo, 8kg e realizar a decolagem perfeitamente.