Os XXIII Jogos da UNISANTA, maior e mais importante competição Universitária do Estado de São Paulo, têm início na próxima terça-feira (02/05), às 19 horas, com a eleição de seus novos soberanos (Rei e Rainha). As disputas se estenderão até o dia 19/05.

Neste ano, o ingresso para abertura exige a doação de um quilo de alimento não perecível. Na aberturam além da escolha de Rei e Rainha, haverá os desfile das representações inscritas e apresentações variadas. Os XXIII Jogos da UNISANTA são organizados pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), por intermédio de seu Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE).

Além do caráter filantrópico imposto à abertura, os XXII Jogos da UNISANTA prevêem a outorgar do Troféu Solidariedade Universitária à atlética que, ao longo da disputa, arrecadar o maior volume de gêneros alimentícios, agasalhos e brinquedos a serem doados a instituições de benemerência da Cidade e Região.

Na temporada passada, as Atléticas das faculdades de Engenharia e Fisioterapia da UNISANTA dividiram a honraria. Juntas, elas arrecadaram mais de 300 quilos de alimentos, além de roupas e brinquedos entregues a sete instituições.

A primeira rodada está marcada para o dia 03/05 (quarta-feira), a partir das 19 horas, com jogos de futsal masculino, no Ginásio Poliesportivo Santa Cecília, e futsal feminino, no Ginásio Laerte Gonçalves.

MAIS DE 250 EQUIPES – No total, 255 equipes estarão envolvidas na disputa, sendo 170 masculinas, 80 femininas e cinco mistas. O futsal masculino, com 49 representações detém o maior número de participantes. No setor feminino, novamente o futsal, com 25 equipes, também é o mais concorrido.

No masculino, serão disputadas as modalidades de atletismo, basquete, caratê, futsal, handebol, judô, natação, tamboréu, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia (quarteto) e xadrez. No feminino, os Jogos terão atletismo, caratê, futsal, handebol, judô, natação e voleibol.

FACULDADES INSCRITAS – Fisioterapia UNISANTA, Odonto UNISANTA, EF Unimonte – DA Ayrton Senna, Arquitetura UNISANTA, Fefesp UNISANTA, Biologia UNISANTA, Direito UNISANTA, Administração Universitas, Eng. UNISANTA, Ciências UNISANTA, Faac UNISANTA, Fisio Unilus, Adm UNISANTA, Farmácia UNISANTA, Medicina Veterinária Unimonte, Educação Física Unifesp, Eng. de Alimentos Unimes, Automação Fortec, Sistemas Fortec, Enfermagem Unisantos, Engenharia Unisantos.

Química Portuária Unisantos, Tecnologia da Informática Lusíada, Relações Internacionais Unilus, Educação Física Unip, Computação Unisantos, Fisioterapia Unisantos, Farmácia Unisantos, CCE Santos – Geografia, Biologia Unesp, CETEF – Federal do Cubatão, Direito Unimonte, Ciências da Computação Unip, Fisio Unip, Direito Unip, Direito Unisantos, EF Unaerp, Integração – São Vicente, FALS – Sistemas, FALS – Administração, Facce Unimes, Faculdade do Guarujá, Facos Unisantos, Fisioterapia Unaerp, Administração Unimonte, Biomedicina Lusíada, Terapia Ocupacional Unifesp, Nutrição Unifesp, Psicologia Unifesp, Fisioterapia Unifesp, Fatec Santos, Odonto Unimes, Direito Unimes e Esamc.

BOCHA É NOVIDADE – Para essa edição, os Jogos da UNISANTA têm como novidade a bocha, que entra como modalidade demonstração, sem contar pontos e, portanto, não interferindo na pontuação final das equipes.

A competição de bocha envolverá duplas mistas, de forma eliminatória (ou não, dependendo da quantidade de duplas inscritas), com partidas de 18 pontos ou três lances. Caso haja necessidade, o desempate ocorrerá em um lance e assim sucessivamente. As equipes poderão inscrever até quatro atletas, dois do sexo feminino, dois do sexo masculino. As substituições são livres, devendo, entretanto, estar jogando (dentro da cancha) atletas dos dois sexos.

Os atletas deverão utilizar calçado tipo tênis, com solado de borracha, antiderrapante e sem saltos ou travas; integrantes da dupla deverão estar uniformizados, com semelhança. Caberá premiação às três duplas melhores classificadas serão premiadas. A tabela de jogos será definida de acordo com a quantidade de participantes e deverá prever que as partidas dar-se-ão em seqüência, com tolerância de 5 (cinco) minutos entre si.