A segunda etapa da maior e mais importante competição de águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Câmara Agondi, marcada para o próximo sábado (07/10), a partir das 8h30, na Praia do Boqueirão, em Santos, deve marcar o retorno às competições da vice-campeã mundial dos 5 e 10 km, Poliana Okimoto.

Afastada das competições desde a participação na prova dos 10 km do Mundial de Águas Abertas, em Nápoles, na Itália, Poliana Okimoto lidera Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, o qual tem nos 10 km desta segunda etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi, a sua 11ª. etapa, de um total de 14.

Devido uma lesão no ouvido, fruto de uma pancada recebida durante o Mundial de Nápoles, Poliana não participou do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, Troféu Brasil, e ficou fora das disputas nacional e internacional de Belém do Pará.

A segunda etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi é válida pelos campeonatos paulista e brasileiro de maratonas aquáticas, e ainda serve de seletiva para a terceira etapa desta segunda edição da Travessia Renata Câmara Agondi, marcada para janeiro de 2007 e valendo como etapa de abertura da Copa do Mundo de Águas Abertas da Federação Internacional de Natação (Fina), com dotação de US$ 20 mil.

Essa prova que abre a Copa do Mundo terá, entre outros, os dez melhores (cinco homens e cinco mulheres) atletas do Ranking Mundial de Águas Abertas, além dos medalhistas (12 no total) das provas de 5 e 10 km do recém terminado Campeonato Mundial de Águas Abertas, desenvolvido pela Fina, em Nápoles, na Itália.

Essa segunda etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi engloba provas de 1 (curta), 3 (média) e 10 (longa) km. As disputas de 1 e 3 km fazem parte do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas em sua nona etapa. Enquanto a de 10 KM desponta como a 11ª. etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.

Nesta segunda-feira (02/10), a partir das 10 horas, a Comissão Organizadora da II Travessia Renata Câmara Agondi realiza reunião técnica na Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Na terça-feira (03/10), a Federação Aquática Paulista (FAP) divulga a relação oficial de inscritos.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace e Banco Itaú . A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.