Monique Ferreira e Felipe May Araújo, nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), terão o privilégio de participar da II Clínica Pan-Americano 2007 CBDA/Correios/COB de Natação, a ser desenvolvida de 15 a 30 deste mês de julho, no Rio de Janeiro, em uma iniciativa da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Correios.

Além dos atletas, a UNISANTA estará representada pelo psicólogo de sua equipe de natação, o professor João Carlos de Barros, que também exerce as funções de diretor da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), mantida pela instituição de ensino

A Clínica tem como objetivo principal reunir os atletas com maiores possibilidades de convocação para os Jogos Pan-Americanos 2007 para uma reavaliação, treinamento, exposição geral de objetivos e compromissos até os Jogos Pan-Americanos 2007 e Jogos Olímpicos 2008, além da preparação técnica para o Torneio Pan-Pacific que será realizado no período de 17 a 20 de agosto de 2006, na cidade de Vancouver, no Canadá.

O destaque desta Clínica fica por conta do sistema de Treinamento Hipóxico Intermitente, desenvolvido pelo Prof. Luiz Portela da Universidade de Santa Maria (RS). Os parâmetros levantados servirão para confrontar com os resultados obtidos no Treinamento em Altitude nos anos anteriores, tentando diminuir alguns efeitos negativos como a perda da massa muscular e a redução da intensidade de treinamento e sua efetiva utilização na preparação dos atletas para os Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos.

Participam os 24 atletas que atuarão do Torneio Pan-Pacific, de acordo com os critérios contidos nos Boletins 149/06, de 15 de maio de 2006, e 161/06, de 18 de maio de 2006.

Estes atletas serão orientados e supervisionados por um staff integrado pelos seguintes profissionais: Prof. Ricardo de Moura – Supervisor – CBDA; Dr. Marcus Bernhoeft – Médico; Dr. Cláudio Cardone – Médico; Dra. Renata Castro – Médica; Prof. Luiz Portela – Fisiologia do Esforço; Prof. Paulo César Marinho – Biomecânico
Prof. João Carlos de Barros – Psicólogo; Prof. Alberto Pinto da Silva – Membro da Comissão Técnica Permanente; Prof. Leodegário Arruda Neto – Membro da Comissão Técnica Permanente; Prof. Juan Toledo – Membro da Comissão Técnica Permanente; Prof. – Membro da Comissão Técnica Permanente.