A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) ocupa a vice-liderança no Campeonato Brasileiro Sênior de Natação, o Troféu Daltely Guimarães, que se realiza até domingo (21/12), no Conjunto Aquático Júlio De Lamare, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A competição vale índice para as Olimpíadas e seleciona os atletas que participarão do Sul-Americano. As disputas prossegue neste sábado (20/12), a partir das 10 horas, com a segunda etapa de finais, em um total de 32 provas. A Sportv (canal 39/NET), transmite ao vivo.
Paralelamente, está sendo disputado o Campeonato Brasileiro Júnior I e II, Troféu Dr. Tancredo Neves, no qual a UNISANTA aparece na quarta colocação, mas com chances de melhorar sua posição.
Nesta sexta-feira, (19/12), no primeiro dia de finais dos dois campeonatos, a equipe santista obteve 14 medalhas, sendo três de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Lilian Cerroni foi o principal destaque feminino, conquistando ouro e estabelecendo nova marca recorde de campeonato na prova dos 200 metros medley júnior II, com o tempo de 2m23s96.
No masculino, o destaque ficou para Marco Antônio Sapucaia, medalha de ouro nos 50 metros nado livre sênior, com a marca de 22s96, que o deixa a apenas 45 centésimos do índice para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Nesta prova, a UNISANTA conquistou sua primeira dobradinha na competição, já Nicholas Santos foi prata, com o tempo de 23s03.
Sapucaia e Nicholas, ao lado de Joel Júnior e Hugo José Duppre, ficaram ainda com a medalha de ouro no revezamento 4×50 metros nado livre Sênior, prova que encerrou a primeira etapa de finais dos Troféus Daltely Guimarães e Dr. Tancredo Neves.
No sênior, a UNISANTA está em segundo lugar, com 90 pontos, contra 100 do líder Pinheiros. A equipe santista tem grandes chances de reverter o quadro e assumir a primeira colocação, já que atletas, como Monique Ferreira, sua maior estrela, e maior destaque feminino dos campeonatos brasileiros absolutos de 2003 (Troféu Brasil e Troféu José Finkel), ainda não participaram de provas individuais. Com 61,50 pontos, o São José aparece na terceira posição, seguido pelo Minas Tênis, com 35, e Flamengo, 32.
Na júnior, a UNISANTA está em quarto lugar. com 78 pontos. O Minas lidera, com 160, seguido ainda pelo Pinheiros, com 151 e Unaerp. 91. Na júnior I, a UNISANTA está em quarto, com 27 pontos, e na júnior II, em quinto, com 51 pontos.

PROGRAMAÇÃO – Sexta-feira – 19/12 – 17 horas – Eliminatórias da 2ª etapa. Sábado – 20/12 – 09 horas – Finais da 2ª etapa / 17 horas – Eliminatórias da 3ª etapa
Domingo – 21/12 – 09 horas – Finais da 3ª etapa