A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), do técnico Márcio Latuf, inicia nesta quinta-feira (02/11), às 16 horas, em sua piscina, em Santos, a luta pela conquista do título de hexacampeã Paulista Junior e Sênior de Natação de Verão/VIII Troféu Alberto Martin Perez. O Congresso Técnico está marcado para, às 14 horas, desta quinta-feira (02/11), no Consistório da UNISANTA, à Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão. As disputas estendem-se até domingo (05/11).

Com a maior delegação (64 nadadores), a UNISANTA luta pela manutenção da hegemonia estadual, tendo vencido em cinco das seis últimas versões, incluindo as duas mais recentes, ambas desenvolvida na piscina do seu maior rival, o EC Pinheiros. A equipe santista venceu nas temporadas 2000, 2001, 2003, 2004 e 2005.

Grandes nomes da natação brasileira e internacional, como Monique Ferreira, Joel Moraes Santos Júnior, Conrado Chede, Flávia Delaroli, Manuela Lyrio, César Cielo Filho, e Rebeca Gusmão, entre outros.

A competição reunirá 427 nadadores de 42 entidades, entre clubes, academias e instituições de ensino. No total, serão realizadas 126 provas, distribuídas por seis etapas. A primeira etapa está marcada para essa quinta-feira (02/11), a partir das 16 horas. Na sexta-feira (03/11), ocorrem mais duas, as 9 e 16 horas. No sábado (04/11), outras duas, as 9 e 16 horas. E a sexta e última, domingo (05/11), também a partir das 9 horas.

A UNISANTA se esmerou nos retoques finais de sua piscina para a disputa do Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Natação de Verão. Foram instaladas arquibancadas móveis de modo a permitir o maior conforto ao grande público esperado para os quatro dias de competições. Neste aspecto, a UNISANTA contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Também foi providenciada a troca de todas as demarcações flutuáveis de raias e das luminárias que apresentavam problemas.

NÍVEL ELEVADO – O técnico da UNISANTA, Márcio Latuf, acredita tanto no registro de um alto nível técnico quanto de uma acirrada disputa pelas primeiras posições nesta competição. “As equipes contam com seus melhores atletas, a exceção dos residentes do exterior, além disso a competição está colocada em um período estratégico, já que serve tanto de preparação para aqueles que integrarão a seleção brasileira nos Jogos Sul-Americanos, como de aferição de performance para os nadadores que brigam por índices com vistas aos Jogos Pan-Americanos de 2007”, destaca o técnico.

Somente a UNISANTA terá um total de 11 atletas, além do próprio Latuf, nos Jogos Desportivos Sul-Americanos (ODESUR), de 15 a 18 próximos, em Buenos Aires, na Argentina. São eles: Michelle Lenhardt, Monique Ferreira, Nayara Ribeiro, Bárbara Jatobá e Lílian Cerroni, Conrado Chede, Ricardo Kojima, Eduardo Fischer, Larissa Cieslak, Monick Perez e Natália Grava.

Além disso, um significativo contingente de atletas paulistas briga por vagas na equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, no próximo ano. Em dezembro próximo, também no Rio de Janeiro, serão realizados os Campeonatos Brasileiros Júnior e Sênior, que servem de penúltima seletiva para o Pan Rio 2007.

Latuf também destaca outro aspecto importante em sua análise. “Ao contrario das competições anteriores, não teremos a disputa simultânea do Torneio Open. Com isso, os atletas terão o seu foco concentrado no Paulista Júnior e Sênior, permitindo-se que tenhamos um nível bem mais apurado nas disputadas”, reforça.