A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), do técnico Gérson Luiz Pazian, começa nesta quinta-feira (30/11), em Porto Alegre/RS, a disputar o XV Troféu Carlos Campos Sobrinho de Natação, válido como Campeonato Brasileiro Juvenil. A competição será realizada pela primeira vez em território gaúcho, no Grêmio Náutico União. O campeonato terá a presença de 488 atletas de 111 clubes, representando 19 estados.

Única instituição não sediada em capital a ostentar o título de campeã nacional de natação, a UNISANTA levou à Porto Alegre uma equipe de 25 nadadores e uma difícil missão: lutar pelo bi no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão.

Campeã em 1998, em Recife (PE), quando entrou para história da natação brasileira como a primeira instituição fora do eixo das capitais a levantar um título nacional, a UNISANTA, em caso de um resultado positivo na piscina do GNU, não apenas conquista o bicampeonato juvenil, como passará a somar três títulos brasileiros, já que no primeiro semestre venceu o Brasileiro Júnior de Inverno, em outro feito inédito, em sua história e da natação nacional.

Como na versão estadual da competição juvenil, novamente Isabelle de França Longo, Bárbara Lopes Almeida e Cauê Paciornik Santos são os grandes destaques individuais da equipe santista. Os três têm grandes chances de pódio, recordes e índices técnicos, além de performance (soma de pontos por atleta).

Integram ainda a equipe da UNISANTA: Afonso Cugler dos Santos, Ana Carla Carvalho , Ana Paula de Almeida, Antonio Fernandes, Caio Souza Leung, Carlos Eduardo Silva, Débora Barreto Ferreira, Gabriela Rodrigues, Jéssica Rodrigues de Souza, Jéssica Teixeira, Jhéssica Karoline Santos, Lia Souza, Luan Souza, Luiz Fernando Neves, Marcella Rocha, Marcella Zamariolli, Marina S Nogueira, Natália Salazar, Natasha Chagas, Renato M Flores, Sarah Ramos de Souza e Tiago Schulz.

O Esporte Clube Pinheiros é o maior detentor de títulos do Troféu, com cinco conquistas, seguido de perto pelo Flamengo, com quatro. Completam a lista de vencedores, Botafogo, Minas Tênis, Vasco e Português do Recife, com um título, cada um. Quatro dos cinco títulos do EC Pinheiros foram consecutivos Esta seqüência foi quebrada pelo Minas Tênis, atual campeão.

A categoria juvenil é dividida em Juvenil 1, para nadadores nascidos em 1991, e Juvenil 2 (nascidos em 1990). O Grêmio Náutico União fica na rua Quintino Bocaiúva, 500, Moinho dos Ventos.

PROGRAMA – Primeira etapa (eliminatórias, dia 30/11, às 17 horas; finais, dia 1/12, às 10 horas) – 100m livre, 200m peito, 800m livre (somente no feminino), 400m livre M (somente no masculino) e 4x50m livre. Segunda etapa (eliminatórias, dia 1/12, às 17 horas; finais, dia 2/12, às 10 horas) – 200m livre, 200m costas, 100m borboleta, 400m medley e 4×100 livre.

Terceira etapa (eliminatórias, dia 2/12 às 16h30: finais, dia 3/12, às 9h30) – 50m livre, 200m borboleta, 100m costas, 100m peito, 400m livre (somente no feminino), 1500m livre (somente no masculino) e 4x100m medley. Todas as provas são disputadas no juvenil 1 e no 2, tanto no feminino como no masculino, com exceção dos 1500m livre (só para homens) e dos 800m livre (só para mulheres). Apenas os revezamentos não têm divisão entre as duas categorias de juvenis.