Com o título de campeã no Brasileiro Júnior, no Rio de Janeiro, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) subiu um degrau no ranking da natação brasileira e já ocupa a quarta colocação, com 80 pontos, 14 a mais que o EC Pinheiros, quinto colocado, com 66. A UNISANTA lidera entre as instituições de ensino. A Unaerp, de Ribeirão Preto, segunda melhor entre as universidades, está em sétimo no geral, com 50 pontos.
O Ranking da Natação Brasileira leva em consideração o desempenho das equipes nas competições nacionais de inverno e verão. A UNISANTA, mesmo sem ter participado de todos os eventos de inverno, faz prevalecer o excelente trabalho de preparação.
Nesta temporada de inverno, a equipe santista esteve apenas no Brasileiro Absoluto, o Troféu José Finkel, no qual sagrou-se vice-campeã, e no Brasileiro Júnior, o Troféu Fr. Tancredo Neves, competição na qual desbancou o até então bicampeão nacional, Minas Tênis Clube..
Das 43 equipes presentes na lista divulgada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), 17 são paulistas, e entre os dez primeiros colocados, cinco são do Estado de São Paulo: Corinthians, 96 (2º), UNISANTA, 80 (4º), Pinheiros , 66 (5º), Unaerp, 50 (7º) e Paineiras, 49,50 (8º). O Minas Tênis, presente em todas as competições lidera, com 140 pontos. O Botafogo do Rio divide o segundo lugar com o Corinthians, com 96 pontos.