Colaboraram: Elizabeth Faria e Claudia Busto
Atletas da Unisanta foram destaque na competição. Joanna Maranhão ganhou os troféus de melhor índice técnico e atleta mais eficiente entre as mulheres. Nicholas Santos obteve o melhor índice no masculino.

A equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta) terminou o Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu José Finkel 2017 como a terceira potência da natação no País. Entre as instituições de ensino, a Unisanta se mantém na liderança no estado de São Paulo e no Brasil. A última etapa do Troféu José Finkel foi realizada neste sábado (12), no Parque Aquático da instituição.

A 1ª colocação geral do campeonato ficou com o Pinheiros, com 2.469 pontos, e a 2ª, com o Minas Tênis, com 1.921 pontos. A Unisanta contabilizou 1.751 pontos. Na classificação geral feminina, a Unisanta foi a segunda colocada, com 789 pontos.

Já no quadro de medalhas a Unisanta encerra sua participação em primeiro lugar, com 15 de ouro, nove de prata e seis de bronze.

Última etapa – No último dia do Campeonato, a Unisanta conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Joanna Maranhão foi o destaque da equipe da Unisanta na competição. Atleta versátil, na última etapa ela venceu os 800m livre feminino, conquistando seu 4º ouro individual e sua 6ª medalha no campeonato para a Unisanta. Além de ganhar a prova, Joanna estabeleceu o novo recorde da competição, ao completar os 800m livre com o tempo de 8m37s05. O recorde anterior era de Leah Prentice (8m38s31).

“Eu tinha colocado como desafio ganhar as quatro provas. Sabia que não seria fácil, principalmente os 800m livres, que é uma prova longa e eu estou vindo de um polimento estendido do Mundial. Essa foi uma prova psicológica e tentei me manter na frente desde o início para ganhar. O tempo está excelente. Todos os tempos que eu fiz aqui foram os meus melhores em situações parecidas, com provas pós competições principais”, disse Joanna, que levou os troféus de melhor índice técnico e atleta mais eficiente entre as mulheres.

Ainda nos 800m livre, Poliana Okimoto, também da Unisanta, ganhou a medalha de prata (8m46s67) e Gabriela Cordeiro, do GNU, ficou com o bronze (8m50s57).

As mulheres garantiram mais uma medalha de ouro para a Unisanta em revezamentos. Andrea Berrino, Julia Sebastian, Daiene Dias e Joanna Maranhão venceram o 4x100m medley em 4m07s55. Os quartetos do Pinheiros (4m12s58) e Minas Tênis (4m13s52), ficaram em 2º e 3º lugar respectivamente.

A equipe ceciliana dominou as provas de 200m peito. No feminino, a nadadora argentina Julia Sebastian, atleta da Unisanta, nadou abaixo do recorde brasileiro (2m27s42) e ficou com o ouro ao completar a prova com o tempo de 2m27s04. A prata foi para Pamela Alencar, do Pinheiros (2m28s77), e o bronze para Macarena Ceballos, do Minas Tênis (2m30s75).

No masculino deu dobradinha da Unisanta. Felipe França obteve o ouro no masculino, com a marca de 2m16s07. Thiago Simon, também da Unisanta, ficou com a prata (2m16s29) e Andreas Mickosz, do Minas Tênias (2m16s37), com o bronze.

Nos 50m livre, a atleta da casa, Alessandra Marchioro, obteve a medalha de prata (25s25), Completaram o pódio, Etiene Medeiros, do Sesi-SP (25s16) em 1º lugar, e Graciele Hermann, do GNU (25s62), na 2ª colocação.

O revezamento 4x100m medley masculino da Unisanta fechou a copmetição com o bronze. Leonardo de Deus, Felipe França, Nicholas Santos e Matheus Santana completaram a prova em 3m37s89. O ouro foi para a equipe do Minas (3m36s85) e a prata para o Pinheiros (3m37s35).

O pró-reitor administrativo da Unisanta e presidente da Associação Santa Cecília de Esportes, Marcelo Teixeira, agradeceu o reconhecimento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ao definir a realização do Troféu José Finkel na Unisanta, em Santos.

“Acredito que essa escolha se deu por várias razões: pela brilhante atuação dos atletas da Unisanta na conquista de medalhas em mundiais e na olimpíada, a exemplo da única alcançada da natação brasileira feminina em Jogos Olímpicos, com Poliana Okimoto, além do trabalho que o Santa Cecília faz a nível nacional, único em instituições de ensino no Brasil. Seria muito importante que outras instituições seguissem o caminho de conciliar o esporte com a educação, o que é fundamental para formação integral do cidadão”.

Fotos: Ivan Storti