A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), por intermédio das Faculdades de Educação Física e Esporte(FEFESP), Fisioterapia e Odontologia, firma parceria com a diretoria do Santos Futebol Clube, com o objetivo de atuar como um fator motivador de educação junto à comunidade que reside nas imediações do Centro de Treinamento Meninos da Vila, no Saboó.

A assinatura do Projeto, denominado Espaço Social e Esportivo Meninos do Saboó, ocorre às 16 horas, desta segunda-feira (07), no CT Meninos da Vila, Avenida Martins Fontes, 1277, no Saboó, em Santos.
O projeto tem como filosofia difundir o paradigma da educação pelo esporte, promovendo atividades esportivas e educacionais com as crianças do Saboó nos espaços disponíveis do CT Meninos da Vila.

De acordo com o diretor da Fefesp/UNISANTA, responsável pela coordenação pedagógica do projeto, professor João Carlos Teixeira de Barros, a intenção é promover atividade esportiva e também avaliações físicas e de saúde nos garotos. “Para isso, também iremos contar com a participação de alunos e professores de Odontologia e de Fisioterapia, em uma ação prática multidisciplinar”, explica.

Inicialmente, as atividades ocorrerão uma vez por semana. Para participar, a criança deverá pertencer à comunidade do Saboó, estar matriculada em uma escola e ter sua presença regular comprovada, além de estar cadastrada na sociedade de melhoramentos do bairro.

Além disso, a criança deverá também apresentar um termo de autorização dos responsáveis e ainda um atestado médico liberando-a para a prática de esportes. A ação dos alunos da UNISANTA será coordenada pelo professor da Fefesp, José Luiz Gonçalves Oca.

O presidente do Santos FC e pro-reitor administrativo da UNISANTA, Marcelo Teixeira, destaca a dupla importância do projeto para o clube e a instituição de ensino. “A integração com a comunidades do bairro permite uma identificação maior com as pessoas e, alem disso, tenhoho certeza que deste Programa Meninos do Saboó ainda sairá um Menino da Vila”, disse.

Fisioterapia – Outro convênio, denominado Ação de Formação Sócio Educacional, voltado para o investimento e valorização das categorias de base do Clube, também será oficializado nesta segunda-feira (07), no mesmo horário e local.

A iniciativa permite aos garotos, que atuam nos times de base, um acompanhamento por parte de uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA, como complemento do trabalho já executado pelo fisioterapeuta oficial da equipe, algo inédito tanto no esporte brasileiro quanto no meio acadêmico.

De segunda a sexta-feira, 90 alunos do 5º ano de Fisioterapia, divididos em cinco grupos de 18, se alternarão no atendimento e no acompanhamento das atividades. A parceria irá atingir todos os times das categorias de base, do Sub-12 (Mirim) ao Sub-20 (Júnior).

O grupo do dia será sempre supervisionado por um professor (que também revezará com outros três). “Iremos desenvolver uma série de programas preventivos à lesões e também estaremos colaborando no tratamento das contusões”, explica o diretor da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA, Ivan Cheida.