Sem os atletas que estiveram nos XV Jogos Pan-Americanos, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) conquistou os títulos feminino e masculino dos 51º. Jogos Regionais de Guarujá. NO feminino, a UNISANTA somou 293 pontos, contra 214 de São Caetano e 95 de Osasco. No masculino, a equipe santista totalizou 252 pontos, contra 207 de São Caetano e 137 de São Bernardo.

Os nadadores da UNISANTA somaram 55 medalhas, sendo 26 de ouro, 16 de prata e 13 de bronze, além de registrarem dez dobras (primeiro e segundo lugares em uma mesma prova).

A participação nos Regionais serviu de preparação para a mais importante disputa do segundo semestre da temporada 2007 da natação nacional. Trata-se do XXXVI Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno/ Troféu José Finkel/Taça Correios/CBDA, a ser realizado no Parque Aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em de piscina de 50 metros, na cidade de Florianópolis/SC, no período de 4 a 9 de setembro próximo.

Depois dos vice-campeonatos no Brasileiro Absoluto de Verão/Troféu Maria Lenk, e no Brasileiro Júnior, a UNISANTA encara o Brasileiro de Inverno em busca de seu primeiro título em competições absolutas. A Universidade santista é a única instituição não sediada em capital a ostentar títulos nacionais, já que já venceu nos campeonatos juvenil, júnior e sênior (tricampeã).

Nesta temporada, o Troféu José Finkel apresenta três particularidades. Primeiro, deixa de ser realizado no Estado de São Paulo; segundo, será realizado em piscina de 50 e não de 25 metros, em razão de constituir-se em etapa seletiva para definição da equipe olímpica do Brasil para os Jogos de Pequim, em 2008; e por último, será realizado pela segunda vez em sua história em uma instituição de ensino. A primeira ocorreu em 2003, na UNISANTA.

O Congresso Técnico da competição está marcado para o dia 4 de setembro (terça-feira), às 10 horas, no Auditório da UNISUL, na Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça, Santa Catarina. No mesmo dia, às 17 horas, serão disputas as primeiras provas eliminatórias, com finais programadas para o dia seguinte (5), a partir das 10 horas. A competição se estenderá até domingo (9).