Surfistas das décadas de 60 e 70 serão homenageados no evento Garotos da Praia, o legado da cultura do surf, promovido pelos Pioneiros Surf Club, no próximo domingo, dia 13/12, às 10h, na Estátua do Surfista, no Posto 2 de Salvamento. O evento conta com o apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e comemora os dez anos da Associação de Surf.

Entre os homenageados está o ex-diretor da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp), Prof. Antônio Nóbrega (in memorian). A Fefesp foi a primeira do País a incluir o Surf e o Stand Up Paddle em sua estrutura curricular.

“Não existe sociedade sem uma universidade ao lado. Quando o surf foi trazido para a Unisanta ele melhorou muito na questão da credibilidade e de ser visto como esporte e prática saudável, trazendo uma chancela de respeitabilidade. A Universidade entendeu que o surf é importante para o desenvolvimento dos jovens. Só temos a gradecer a universidade”, afirmou o Carlos Henrique Cangiano, o Ika, um dos organizadores do evento.

Para o pró-reitor Administrativo da Unisanta, Prof. Marcelo Teixeira, a Universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento da região e do País. “Ao formarmos um curso e elaborarmos a nossa grade curricular, nós queremos identificar as principais características da cidade e da região e o surf é uma delas. Ele está enraizado na cultura e na história esportiva de nosso País.  A Unisanta foi pioneira a introduzir o surf em sua grade curricular no Brasil, sendo uma iniciativa inédita”, destacou.

Teixeira se referiu à importância dos professores Nóbrega e Cisco Aranã para o surf. “Queremos homenagear o Prof. Nóbrega, o diretor da Fefesp na oportunidade, e que salientou a importante e necessária introdução do esporte junto à Instituição. E também ao Prof. Cisco Araña, o primeiro dos nossos mestres que conseguiu fazer que o surf tivesse um respeito e credibilidade e introduzindo essa história rica ao meio universitário”, acrescentou.

Durante o encontro, também estiveram presentes a reitora e a presidente da Unisanta, respectivamente, Profa. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, o diretor de Marketing, Prof. Me. Marcus Teixeira Penteado, o diretor da Fefesp-Unisanta, Prof. João Carlos Barros, o assessor da Pró-reitoria Administrativa, Marcelo Teixeira Filho e os organizadores do evento, Carlos Requiel, Carlos Alencastro (Lobinho) e Ronaldo Mesquita (Gui).