A natação de águas abertas de Santos e Região ainda contabiliza os dividendos do sucesso do I Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), órgão máximo da modalidade no País, determinou que a segunda etapa do II Projeto, marcada para 7 de outubro deste ano fará parte do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas e servirá de seletiva para a formação da equipe brasileira que atuará nas competições de águas abertas dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação.

Nesta temporada 2006/2007, o Projeto terá três etapas, sendo a primeira, em setembro, na distância de 1.500 metros, entre a Ponta da Praia e a Praia do Boqueirão em Santos; a segunda, em 7 de outubro, em raia de 10 KM (distância Olímpica), demarcada na Baía de Santos, e a terceira e última em 26 de janeiro de 2007, na distância de 25 KM (Maratonas Olímpicas e Mundiais), com largada em um ponto estabelecido em alto mar, tendo como referência o percurso entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.

A etapa de abertura, ainda sem data definida, poderá ser realizada no dia 3 de setembro, ou ainda nos dias 23 ou 24 do mesmo mês, segundo o diretor técnico da competição, Enio Faria, também responsável pelo Circuito Metropolitano de Águas Abertas.

Luiz Lima, grande nome das provas nacionais de águas abertas em 2005 e um dos favoritos a uma das vagas da equipe brasileira para a prova dos 10 KM no Pan Rio 2007, e Juan Martin Pereyra, campeão do I Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, ambos da UNISANTA, têm presença garantida nas etapas deste ano.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Patrocínio – Banco Itaú, Life Fitness, Prefeitura Municipal de Praia Grande e Engeplus. Apoio – Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM), Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes, 2o. Batalhão de Infantaria Leve e 2o. Grupo de Artilharia Antiaérea (2o. GAAAe).

VITÓRIA DE ISRAEL – Israel Murat (Semes/By Lu), nadador da UNISANTA, conquistou mais uma vitória, a segunda consecutiva, no Circuito Metropolitano de Águas Abertas. Com o tempo de 20m14s02, Israel foi o primeiro a completar a distância de 2,2 km, na Prova Mário Jorge de Oliveira Bello, desenvolvida no Rio Guarau, dentro da Reserva Ecológica Juréia-Itatins, em Peruíbe, no Litoral Sul.

Israel, que não pode participar da primeira etapa do Circuito, em razão da realização simultânea da quarta e última fase do I Projeto Travessia Oceânica Renata Câmara Agondi, da qual terminou em quarto lugar, havia vencido a segunda etapa do Circuito, disputada em janeiro último, em ao Vicente (35a. Travessia Martim Afonso de Souza).

Tricampeão metropolitano de águas abertas, Israel figura entre os três melhores na classificação geral da temporada, com grandes chances de conquistar o tetracampeonato, ao final das nove etapas previstas.