Aluno do terceiro ano de Ciência da Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcus Vinicius Pimentel tem um hobby especial: ele é jogador de futebol americano pelo Santos F.C.

Pimentel pratica o esporte há um ano e meio e está no clube devido a uma migração do futebol americano da modalidade areia, que ainda é praticada no Rio de Janeiro e na região Norte do país, para a modalidade grama. De acordo com o jogador, esta mudança proporcionou ao time a aquisição de equipamentos para poder praticar o esporte em sua totalidade, o que ele chamam de full pads. Hoje o futebol americano faz parte da grade de esporte amador do Santos F.C.

Segundo o aluno, ainda não é possível seguir uma carreira no esporte devido à falta de incentivo dos patrocinadores e iniciativa privada. “É um esporte caro, devido ao nosso país possuir um único fabricante doshoulder pad (protetor de ombros), peça importantíssima para a prática. É necessário importar os equipamentos. Para equipar um jogador hoje no Brasil, é necessária uma quantia de aproximadamente R$ 1.200,00”, conta.

Pimentel pratica o esporte por gostar da intensidade e do espírito de união que a modalidade possui. De acordo com o aluno, não se pratica o esporte pensando em um único jogador, aquele que, comparando ao nosso futebol, seria o artilheiro ou grande estrategista em campo. São 22 jogadores em dois times: o de ataque e o de defesa, que têm sua função específica em determinado momento do jogo.

“Escolhi o futebol americano pelo fato de ser um esporte democrático, não é necessário ser atleta, e ter uma forma física como a de um atleta do futebol praticado em nosso país. Eu sou pesado e “fora de forma”, mas no futebol americano consegui meu espaço e sou parte integrante do time”, revela.

O estudante pretende seguir a carreira na área de tecnologia e praticar o esporte como hobby, mesmo com o Santos Tsunami disputando o campeonato brasileiro, Torneio Touchdown. “Esperamos que, num futuro, os mais novos possam ser agraciados com mais apoio e incentivo dos patrocinadores. Como o Santos FC nos auxilia”, diz Pimentel.