Foi dado o pontapé inicial na maior competição esportiva universitária do Estado de São Paulo, os Jogos da Unisanta, que, nesta 33ª edição,  se reveste de um sentido especial em virtude dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Representantes das atléticas das faculdades da região estiveram reunidos na noite da última segunda-feira (29/3), na Universidade Santa Cecília (Unisanta), instituição organizadora da competição, para receber as primeiras informações sobre os jogos, com data marcada para o período de 2 e 20 de maio.

Diferente das últimas edições, realizadas em agosto, as disputas deste ano voltam ao primeiro semestre, por conta das olimpíadas.

“Além de todos os brasileiros, especialmente por serem anfitriões, estarem com olhos e corações voltados aos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, a Unisanta estará representada nas olimpíadas por atletas e comissão técnica”, disse Marcelo Teixeira, pró-reitor Administrativo e presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da Unisanta.  Mencionou exemplo das maratonistas aquáticas Ana Marcela e Poliana Okimoto, únicas nadadoras brasileiras da modalidade nas olimpíadas, entre outros atletas com chances de índices a serem buscados nas próximas seletivas.

Em sua introdução, Teixeira ressaltou a dimensão que os Jogos da Unisanta tomaram com o passar do tempo, em 33 anos consecutivos de evento, lembrando que as disputas começaram de forma doméstica, apenas com as faculdades do Santa Cecília. “Hoje o evento ultrapassou o nível regional, obtendo a chancela da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), como competição oficial da entidade, que classificará automaticamente os campeões de cada modalidade dos Jogos da Unisanta para as disputas estaduais”.

Outro tópico também mereceu destaque por conta da comissão organizadora, a disputa pelo Troféu Solidariedade, concedido à atlética que arrecadar a maior quantidade de alimentos a serem doados posteriormente às instituições beneficentes da região. Teixeira lembrou que em 2015, as doações chegaram à marca de quase três toneladas de mantimentos, auxiliando diversas entidades. “O espírito do evento é de confraternização entre os estudantes e de solidariedade. Esperamos mais uma vez uma grande festa nas arquibancadas e em todas as praças em que ocorrerem as partidas”.

Calendário – Durante a reunião, os representantes das faculdades tomaram conhecimento e esclareceram dúvidas quanto às novidades em relação ao regulamento. As inscrições e recolhimento das taxas por modalidades (com valores congelados de 2015) têm início nesta terça-feira, dia 1º, e terminam no próximo dia 28 de março. A partir do dia seguinte (29) até 4 de abril, estará aberto o período para possíveis impugnações de inscrições.

Estarão em disputa 13 modalidades, no masculino e no feminino. São as seguintes: basquetebol, caratê, futevôlei, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tamboréu, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Todas as demais informações podem ser acessadas no regulamento dos Jogos da Unisanta pelo site jogos.unisanta.br