Uma grande disputa pelas 32 vagas na terceira etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas realizada no Brasil, marca a prova de 6,5 quilômetros a ser disputada neste domingo (30), a partir das 9h30, entre o Ilha Porchat Clube. Em São Vicente, e o Aquário Municipal de Santos, na Ponta da Praia. Serão 114 atletas, entre homens e mulheres, competindo nesta segunda etapa.
O Projeto é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação. Arbitragem e supervisão técnica estão a cargo da Federação Aquática Paulista. O árbitro geral é Igor de Souza, da Federação Internacional de Natação (FINA).
A expectativa para essa segunda etapa é de um elevado nível técnico, já que grandes nomes da natação brasileira e internacional têm presença confirmada.
Serão 38 mulheres e mais 76 homens, entre os quais o atual campeão paulista de Maratonas Aquáticas, Glauco Rangel, do Clube Atlético Paulistano; a vice-lider do ranking do Campeonato Brasileiro de Água Abertas, a russa Natalya Yakovleva, do Minas Tênis, o líder do ranking brasileiro de Maratonas Aquáticas e representante nacional do último Mundial, o gaúcho Guilherme Bier, do Grêmio Náutico União de Porto Alegre. Destaque ainda para Custódio Leite Ribeiro, do Clube Atlético Paulistano.
A UNISANTA conta com o maior contingente de participantes.São 43 atletas, sendo 26 no masculino e 17 no feminino. O destaque fica por conta da participação, pela UNISANTA, dos cinco primeiros colocados da primeira etapa (Luiz Lima, Rafael Gonçalves, Juan Pereyra, Thiago Tognozzi e Ricardo Kojima) e as cinco melhores do feminino (Monique Ferreira, Monick Avelino Perez, Bárbara Jatobá, Fernanda Reis Marinho e Ana Carolina Juvenal).
Também surgem com grandes chances de êxito, Fernanda Garcia, José Belarmino de Souza e Leonardo Huber Caetano, os três da Unimonte; Silvio Biller Braz, da Acquasports; Daniele Ramalho, Isabele Longo Alexandre Andreoli e Israel Murat, os quatro da UNISANTA.

DUELO SADIO – As participações de Glauco Rangel e da russa Natalya Yakovleva faz prever um duelo sadio tanto na categoria masculina quanto na feminina, já que os vencedores da primeira etapa, Luiz Lima e Monique Ferreira, têm Rangel e Natalya como adversários tradicionais.
Há cerca de um ano, quando da realização da Travessia dos Fortes (entre Copacabana e Leme), no Rio de Janeiro, Luiz Lima e Glauco Rangel protagonizaram uma disputa braçada a braçada pelo primeiro lugar. Luiz Lima venceu, com a definição ocorrendo com diferença de décimos de segundo. No feminino, a russa ameaçou o domínio de Monique durante boa parte da prova, mas acabou na terceira posição.
Desta vez, Luiz Lima, embora respeite o nível dos seus competidores, está confiante. “A intenção é a de repetir a performance da primeira etapa e conquistar mais uma vitória para a UNISANTA. Independente de quem esteja na briga, eu sempre entro com o intuito de vencer”.
Monique Ferreira também está otimista. “Vai ser uma competição difícil, mas acredito que, apesar da distância maior não teremos uma temperatura tão fria quanto da primeira etapa e isso pode ajudar no desempenho”.

PRÊMIO – Como forma de motivara ainda mais os participantes, nesta segunda etapa, será oferecida uma dotação de R$ 5 mil, quantia a ser rateada da seguinte maneira: os campeões feminino e masculino receberão R$ 1 mil cada: vice-campeões, R$ 600,00, cada; terceiros colocados, R$ 400,00, cada; quartos colocados, R$ 300,00, cada, e quintos colocados, R$ 200,00, cada.
Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores desta segunda etapa. Da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa, terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos. Isso no dia 26 de janeiro de 2006, aniversário da Cidade de Santos.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Bandeirante Emergências Médica (BEM). Energil Bebidas Energéticas, Ilha Porchat Clube, Power e Estrada Transportes. O Hotel Avenida é o hotel credenciado pela Comissão Organizadora para hospedar os atletas vindos de outras cidades e estados.