Em atendimento à solicitação de clubes e academias, a Comissão Organizadora da maior e mais importante competição de águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Câmara Agondi, prorrogou até o próximo dia 15 o prazo de inscrições à primeira etapa, marcada para o próximo dia 23, a partir das 10 horas, com largada e chegada na Praia do Boqueirão, em Santos. A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos.

Clubes e academias e atletas avulsos da Baixada Santista, ABC, Interior e Capital estarão envolvidos na disputa, que nesta temporada ganha o status de competição internacional, com sua inclusão no calendário da Federação Internacional de Natação (Fina). A disputa presta uma justa homenagem a Renata Câmara Agondi, ícone da natação brasileira de águas abertas nos anos 80.

As inscrições para a primeira etapa, a ser disputada em uma distância de 1,5 Km, tem uma taxa de R$ 35,00. Atletas militares estão isentos do pagamento, desde que participem na categoria militar. Os interessados podem procurar a Secretaria de Esportes da UNISANTA, à Rua Oswaldo Cruz, nº. 277, Boqueirão, em Santos. Informações pelo telefone (13) 3202.7126. Inscrições on-line podem ser feitas pelos sites www.unisanta.br/travessia (da prova) ou www.ativo.com, canalizador também de inscrições para as mais importantes competições de pedestrianismo, natação, biatlo e triatlo, entre outras modalidades, do País.

Podem participar da prova atletas avulsos ou ligados a clubes (filiados ou não à Federação Aquática Paulista), academias, empresas, associações, sindicatos, estabelecimentos de ensino, unidades militares. Também poderá haver composição de mais de uma equipe, desde que esteja devidamente amparada pelas normas e regras da modalidade, como também uma entidade estar associada a patrocinadores, desde que esses, reconhecidamente, não desenvolvam também a prática de natação. Os atletas serão divididos por categoria, a partir da petiz (11 e 12 anos), estendendo-se até a master T (a partir de 75 anos). Militares competem em categoria à parte.

As inscrições têm de ser encaminhadas em modelo de súmula padrão, devidamente preenchida e acompanhada de autorização médica, para o local de inscrição ou também via fax (13) 32345297, com comprovante de depósito bancário em favor da Santa Cecília Esportes S/C Ltda. – Banco Itaú – Agência 2217 – C/C 03514-2.

Em sua segunda edição, a Travessia Renata Agondi terá três etapas, sendo que a terceira e última, marcada para 26 de janeiro de 2007, abrirá o circuito mundial de águas abertas, envolvendo, entre outros, os 20 melhores nadadores do mundo, além dos 20 melhores (dez homens, dez mulheres) de sua segunda etapa, a ser realizada dia 7 de outubro, valendo tanto como seletiva brasileira para o Mundial como para os circuitos estadual e nacional de águas abertas.

Os participantes da segunda etapa concorrerão a uma bolsa de R$ 5.000,00, com os primeiros colocados (masculino e feminino) levando R$ 1.200,00 cada. Já a terceira etapa, de cunho internacional, tem uma bolsa de US$ 10 mil (R$ 22.000,00).

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I – Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros e 2º Batalhão de Infantaria Leve. A organização é da Presença Eventos. Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.