A segurança é ponto vital dentro da realização do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos – Renata Câmara Agondi. Assim, já para a primeira etapa, marcada para domingo (25/09), a partir das 10 horas, na Baía de Santos, entre o Boqueirão e a Ponta da Praia, os atletas e todos os envolvidos direta ou indiretamente na organização da prova estão cobertos por um sistema de assistência médica inédito em termos de provas aquáticas.
O presidente da Comissão Organizadora Marcelo Teixeira frisou que, “desde a primeira reunião preparatória, buscou-se não apenas atender às exigências da Federação Internacional de Natação (FINA), como se ir além, de maneira a dar o máximo de segurança aos atletas e integrantes do staff”.
O dirigente destaca que, além de uma unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros e de uma UTI Móvel da Bandeirante Emergências Médicas, todos os envolvidos terão a cobertura do Hospital Beneficência Portuguesa, com direito a consultas, repouso assistido, soro e medicamentos necessários. O convênio com o Hospital deveu-se ao trabalho do gerente comercial do evento, Ary Leal, e sua equipe.
“Nossa intenção é garantir aos atletas e ao staff amplas e totais condições para o excelente desempenho de suas funções, tarefas e performances. Perfeitamente assistidos, todos poderão render no máximo de suas potencialidades”, frisou Marcelo Teixeira.
A etapa de abertura está marcada para o dia 25/09 (domingo), a partir das 10 horas, com arbitragem da Federação Aquática Paulista (FAP). A competição é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Prefeitura Municipal de Santos, Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, o Projeto Renata Agondi compreende quatro etapas interligadas, sendo a última delas, o Desafio Oceânico Laje de Santos, com percurso entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.
O Projeto faz parte do calendário das atividades esportivas desenvolvidas no Município, por intermédio de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Santos, de autoria do vereador Roberto Bonavides, no ano de 2000, e reformulado em 2005 pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim.
Culminando com o Desafio da Laje de Santos, que reunirá um número máximo de oito atletas, em prova marcada para o dia 26 de janeiro de 2006 (data de aniversário da Cidade), as três primeiras etapas terão caráter classificatório.
Assim Apenas os 100 melhores competidores desta primeira etapa tomarão parte da segunda, marcada para o dia 30 de outubro, na distância de sete a dez quilômetros, demarcados na Baía de Santos.
Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores da segunda etapa. E da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa , terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.

CURSO DE ARBITRAGEM – Como parte do Projeto Travessia Oceânica Renata Câmara Agondi/Laje de Santos, será realizado no próximo dia 24/09 (sábado), na véspera da competição, o Curso para Árbitros em Águas Abertas, ministrado pelo árbitro geral da competição, membro do Conselho Técnico da Federação Internacional de Natação (FINA) e diretor de Águas Abertas da Federação Aquática Paulista (FAP), Igor de Souza. O mesmo será realizado na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), sob a chancela da FAP.
O curso, desenvolvido com a carga horária de sete horas (das 8 às 12 e das 14 às 17), credenciará seus participantes a atuarem em eventos oficiais de Águas Abertas nas mais diferentes tarefas, exceção feita à função de árbitro geral). Os certificados serão expedidos pela FAP.
As aulas serão ministradas no Consistório da UNISANTA, à Rua Lobo Viana, 67, Boqueirão, em Santos, ao custo de R$ 20,00 (vinte reais). Reservas de vagas e informações podem ser feitas pelos telefones (13) 32027126 (Secretaria de Esportes da UNISANTA), ou (13) 97767933 (Ênio Faria). Ou ainda pelos e-mails natação@unisanta.br e ledfaria@ig,cim.br.